O leitor da crítica de cinema: observações sobre um agente receptivo-ativo

Rafael Oliveira Carvalho

Resumo


A crítica de cinema é comumente pensada como forma de recepção da obra fílmica. Propomos com este artigo uma reversão de olhar no sentido de enxergar a crítica de cinema como produto cultural e comunicativo em si mesmo, que, por sua vez, é consumido por certo público. À luz dos estudos de recepção, observamos como os leitores de um portal de críticas de cinema recebem e ressignificam o texto do crítico e, consequentemente, a obra fílmica. Consideraremos a recepção agora sob o prisma da emergência das mídias digitais e da cibercultura. Depois, faremos uma breve análise dos comentários de leitores do portal brasileiro Cinema em Cena.

Palavras-chave: estudo de recepção, crítica de cinema, comentários, leitores.


Texto completo: PDF



ISSN: 1806-6925 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto Gráfico: Jully Rodrigues

Locations of visitors to this page