A leitura ativa no Jornalismo Online: ambientes de interação hipertextual e os processos de organização da participação jornalística

Laura Strelow Storch

Resumo


O presente trabalho busca discutir a participação no webjornalismo a partir da análise da influência da linguagem hipertextual na estruturação dos ambientes conversacionais em sites jornalísticos. Partindo de uma dupla visão sobre o hipertexto, como uma linguagem e como um código, busca-se propor uma distinção entre os diversos ambientes participativos, no webjornalismo institucionalizado, que leve em conta os níveis de poder-agir dos interagentes a partir do referencial hipertextual. Categorias como “leitor labiríntico”, “leitor escritor” e “leitor editor” emergem como uma perspectiva de análise que leve em conta as possibilidades e limites de ação dos interagentes em diferentes ambientes hipertextuais de participação jornalística.

Texto completo: HTML



ISSN: 1806-6925 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto Gráfico: Jully Rodrigues

Crossref Member Badge
Crossref Similarity Check logo
Locations of visitors to this page