Suporte à coordenação de fóruns de discussão em cursos a distância

Denise Filippo, Hugo Fuks, Carlos J.P. de Lucena

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa-ação na qual são investigadas ferramentas para prover suporte à coordenação de aprendizes e mediadores em fóruns de discussão de cursos a distância. Em um ambiente assíncrono como o dos fóruns, os participantes devem verificar regularmente o ambiente de aprendizagem (Learning Management System - LMS) para acompanhar o andamento da discussão e as atividades dos demais participantes. Sem estas informações, os aprendizes e mediadores não coordenam suas atividades em função do andamento do grupo e perdem oportunidades de se comunicarem sincronamente. As ferramentas investigadas neste trabalho visam manter aprendizes e mediadores informados sobre o que ocorre em um fórum sem que eles tenham que se conectar à interface web para desktop do ambiente de aprendizagem.

Palavras-chave: coordenação de fóruns de discussão, notificação, análise da interação, m-learning, pesquisa-ação, percepção.


Texto completo: PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.