Normas de Publicação

Diretrizes para Autores - Normas de Publicação

A revista está permanentemente aberta à submissões. São aceitos para a publicação somente trabalhos originais,inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista. Textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. São aceitos artigos de doutores (doutorandos e mestrandos somente em co-autoria com doutores) - esta norma passou a vigorar a partir do número 6, volume III, 2015.Aceita-se artigos assinados por, no máximo, três autores (norma a partir de 2017).

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • · Recomendação dos pareceristas;
  • · Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
  • · E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

1. Aceitar;

2. Correções obrigatórias;

3. Submeter novamente para avaliação;

4. Enviar para outra revista;

5. Rejeitar

6. Ver comentários

 

Normas Gerais de Publicação:

  • Artigos e entrevistas com entre 10 e 15 laudas, seguindo normas anexas,
  • Artigos em inglês, espanhol, português, francês,
  • Abstract de no máximo dez linhas em inglês,
  • Participação restrita de articulistas das instituições instituição, conforme normas da Capes.

Importante:

  • · A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
  • · O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Recomendações:

  • Extensão: O texto deverá ter extensão máxima de 10 a 15 laudas, incluídas referências bibliográficas e notas. O título (no idioma original e em inglês) devem conter no máximo 240 caracteres incluindo espaços.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

Título no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês deve apresentar também o título em português;

 Resumo em até 10 linhas acompanhado de pelo menos três palavras-chave;

Abstract em inglês, acompanhado de pelo menos três key words. Se o artigo for redigido em inglês deve apresentar também o resumo em português acompanhado de três palavras-chave;

Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5;

Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir legenda no idioma do artigo e em inglês;

Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados com resolução mínima de 300 dpi. Importante:  as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto e anexadas (.jpeg, .png, .tiff) também durante a submissão na etapa "Transferência de documentos suplementares".

 

Citações: 

 as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

a) Um autor: (Leipnitz, 1987);

b) Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960);

c) Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966);

d) Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral,2008b);

 

Apresentação das citações:

a) Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;

b) Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

 

Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverãoestar listadas, ao final do texto, no item ‘Referências’.

Não utilize as expressões op. citibid; ibidem; id; idem.

Não utilize a expressão apuddê preferência pelo emprego da expressão in.

 

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

  • Título do texto: Título no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês deve apresentartambém o título em português. Com no máximo 240 caracteres com espaço.
  • Resumos: no idioma do artigo e em inglês, em um único parágrafo, com até 10 linhas, acompanhado de três palavras-chave. Nos casos em que o artigo é escrito em inglês, solicita-se também a apresentação deresumo e palavras-chave em português.
  • Texto completo do artigo: formatado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
  • Referências: as referências bibliográficas e de outra natureza devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, tamanho 12, espaçamento simples, como nos modelos abaixo:

 

Referências: 

 São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto.

As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 12 pt, com espaçamento simples entre as linhas e organizadas em ondem alfabética.

As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista.

Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaço simples.

 

Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico,volume(número/fascículo):pág inicial-pág final.

Ex.: SCOTT, J. 1995. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade2(20):71-99.

 

Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais... Cidade, Sigla. volume:pág inicial-pág final.

Ex.: DUARTE, M.A. 2003. Televisão: entre a novela e o telejornal. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXVI, Minas Gerais, 2003. Anais... 1:242-250.

 

Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.),Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial pág final.

Ex.: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias. Pernambuco, UNICAD, p. 75-81.

 

Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p. Ex.: BRAGA, F. 2000. Fotos & imagens. São Leopoldo, Unisinos, 212 p.

 

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.),Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

Ex.: NEVES, G.B. 2003. As muitas faces do marketing. In: M. MENDES (org), Gestos: usos e significado. Porto, Universidade Fernando Pessoa, p. 41-50.

 

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p.

Ex.: PEREIRA, C.E.J. 2004. Produção televisiva: as diferentes funções estratégicas de entrevistas na configuração discursiva da notícia. São Leopoldo, RS. Tese dedoutorado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 803 p.

 

Citações de Sites e textos eletrônicos:

  • Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: LENKER, A.; RHODES, N. 2007. Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).

  • Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo: FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.

* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

 

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas.

  • Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).

Ex.: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

  • Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

Ex.: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

* No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

 



Locations of visitors to this page