Transmídia, propagabilidade, engajamento. Reflexões sobre visibilidade e legitimação do jornalismo em ambiências digitais

Eugenia Maria da Rocha Barichello, Carolina Teixeira Weber Dall’Agnese, Vivian de Carvalho Belochio

Resumo


Este artigo, de caráter teórico-exploratório, tem como objetivo discutir a visibilidade e a legitimação do jornalismo em ambiências digitais no âmbito da produção jornalística transmídia, a partir da reflexão acerca da propagabilidade e do engajamento (Ford, Green e Jenkins, 2014) enquanto características potencializadoras desses processos. Tem-se o processo de midiatização como base conceitual, relacionado com a perspectiva teórica dos meios como ambiências, envoltórios culturais. Entendem-se as modificações nos processos produtivos jornalísticos como decorrentes da midiatização.

Palavras-chave


visibilidade, legitimação, jornalismo transmídia

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .