A nova economia do trabalho de Mario Murteira

José Luís da Silva, Sandra Isabel Reis da Silva

Resumen


Em relação à sua obra apraz-nos dizer que, segundo o próprio autor, a mesma é fruto da sua experiência como docente e investigador apresentando um ensaio cujo tema central – “a nova economia do trabalho” - tem sido o grande suporte da sua carreira universitária, em que o mesmo pretende compreender, com a objectividade possível, o que mudou no mundo, em particular no mundo do trabalho e dos sindicatos, do emprego e do desemprego, da política social, em suma, da temática da economia do trabalho.
Segundo o autor, a economia do trabalho, na ideologia e na sua prática, mudou profundamente nas três décadas que se seguiram aos “anos de ouro”, ou seja, desde o derradeiro quartel do século passado, e isso é fruto de um processo profundo, e de algum modo inesperado, de transformação do próprio capitalismo, em que sobressai o conjunto de tendências habitualmente designadas pelo termo globalização.


Texto completo: PDF



Av. Unisinos, 950 - B. Cristo Rei / CEP 93.022-000 - São Leopoldo (RS) Central de Relacionamento Unisinos: +55 (51) 3591 1122 Ext.: 3219

Designed by Jully Rodrigues

 

Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Melhor visualizado no Mozilla Firefox