A Guerra da Tríplice Aliança como conhecimento escolar no Paraguai: Narrativas históricas centradas em personagens (1897-2009)

André Mendes Salles

Resumo


A investigação em tela define como corpus documental obras didáticas de História concebidas e adotadas em escolas da educação básica no Paraguai. Analisamos doze livros didáticos paraguaios de História com a finalidade de observar a tradução da Guerra da Tríplice Aliança em conhecimento escolar, especificamente ao que diz respeito a narrativas históricas centradas em personagens. As obras selecionadas cobrem um recorte temporal cujo marco inicial se situa no final do conflito, portanto, na segunda metade do século XIX, até o ano de 2009. Partimos do pressuposto de que, no Paraguai, o evento Guerra da Tríplice Aliança marcou a memória coletiva daquele país e teve/tem um importante papel em torno de construções voltadas para identidades nacionais. Em relação às narrativas nos livros didáticos paraguaios prevaleceu – na maioria deles – uma perspectiva descritiva, baseada em campanhas militares e ações individuais de comandantes militares, não raros associados a atos de heroísmo. Importante mencionar que, no Paraguai, ao longo de todo o século XX, as discussões políticas e historiográficas desembocaram, praticamente, na dicotomização entre lopistas e anti-lopistas, o que acabou por se transpor para os livros escolares desse país.

Palavras-chave: Guerra da Tríplice Aliança, conhecimentos escolares, historiografia paraguaia.


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