Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista História Unisinos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista História Unisinos está permanentemente aberta a submissões. História Unisinos não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.

O periódico publica textos em português, inglês, espanhol e francês. Não são publicadas traduções de textos já divulgados em outros periódicos. Eventualmente, o Editor seleciona, dentre os manuscritos aceitos, textos que serão traduzidos para o inglês. Nestes casos, ocorre a publicação bilíngue.

História Unisinos recebe textos para cinco diferentes seções, as quais devem ser assinaladas no momento da submissão: Artigos (Livres ou para Dossiê); Notas de Pesquisa; Resenhas Críticas; Entrevistas; Acervos e Fontes. Cada uma das modalidades implica em um formato próprio. Com exceção do Dossiê – que tem período definido de submissão –, a Revista recebe textos em fluxo contínuo.

Artigos (Livres ou para Dossiês) – Os manuscritos devem ter entre 15 e 25 páginas, incluídas referências e notas, e estar formatados segundo as normas prescritas pelo periódico.

Notas de Pesquisa e Entrevistas – Os manuscritos devem ter entre 10 e 15 páginas, incluídas referências e notas, e estar formatados de acordo com as normas indicadas pelo periódico. As Notas de Pesquisa devem estar focadas na discussão teórico-metodológica da investigação (em andamento ou recentemente concluída), privilegiando os comentários críticos sobre as fontes. As entrevistas, por sua vez, devem trazer consistente texto introdutório biobibliográfico sobre o entrevistado.

Resenhas Críticas – Os manuscritos devem ter entre 5 e 10 páginas, incluídas referências e notas, e estar dimensionados segundo as normas fixadas pelo periódico. Aceitam-se submissões de Resenhas Críticas sobre livros que tenham sido publicados no Brasil ou no exterior há, no máximo, três anos da data da submissão, exceção feita a livros clássicos da historiografia, para os quais não se aplica esta regra.

Acervos e Fontes – Os manuscritos devem ter entre 10 e 15 páginas, incluídas referências e notas, e estar formatados segundo as normas do periódico. Nesta seção, são admitidos textos informativos e críticos sobre acervos e fontes nacionais e internacionais com relevante importância para a investigação no campo do conhecimento histórico. Fontes podem ser publicadas, parcialmente ou na íntegra, desde que acompanhadas de notas e comentários críticos.

Natureza dos Textos

Os textos submetidos devem ser inéditos e resultar de pesquisas avançadas no campo do conhecimento histórico e áreas afins. Manuscritos submetidos que já tenham sido publicados em Anais de eventos serão sumariamente rejeitados.

Quem pode Submeter

Apenas doutores poderão submeter manuscritos para a seção "Artigos (Livre ou para Dossiês)". Doutorandos (com mestrado concluído) poderão submeter textos para as seguintes seções do periódico: "Notas de Pesquisa", "Entrevistas", "Resenhas Críticas" e "Acervos e Fontes".  Não serão publicados mais de um artigo de um mesmo autor em um mesmo volume (constituído de três números no ano), ainda que se trate de coautoria. É uma diretriz editorial da História Unisinos não publicar mais de um artigo (livre ou para dossiê) por ano submetido por professores do quadro permanente do PPG História da Unisinos.

Impedimentos para Coautoria

A revista não publica artigos em coautoria quando houver relação de orientação envolvida, no caso de o texto versar sobre matéria de pesquisa de mestrado ou doutorado do (ex) orientando.

Política para Dossiês

A História Unisinos publica, com alguma regularidade, a seção Dossiê, na qual se colocam em evidência artigos que guardam unidade temática. Seu propósito principal é fomentar a discussão acadêmica de excelência em um campo específico do conhecimento histórico, no âmbito dos Estudos Históricos Latino-Americanos, sendo resguardada a pluralidade de posições. Os dossiês, em nosso periódico, devem ser propostos espontaneamente ao Editor por dois pesquisadores doutores de diferentes instituições, sendo um deles, preferencialmente, vinculado à universidade estrangeira. O Comitê Editorial delibera sobre a pertinência ou não da proposta encaminhada. Os organizadores dos dossiês não podem submeter artigos para o número correspondente e todos os manuscritos submetidos para o referido número seguem as normas comuns às outras seções: submissões online pelo sistema da revista e avaliação cega (blind review) por, pelo menos, dois pareceristas ad hoc designados pelo Editor. A História Unisinos não faz convites e não publica Anais de eventos. Esta é a única seção para a qual há um período de tempo previamente fixado para submissões, divulgado no Call for Papers. Reservam-se, pelo menos, quatro meses, entre a divulgação da Chamada e o deadline para submissões.

Importante:

  • A História Unisinos não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
  • O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientações:

  • Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto), com resolução mínima de 300 dpi. No arquivo referente ao texto, deverá ser indicado através da inserção das legendas (no idioma do artigo e também em Inglês), o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas e/ou quadros.

  • Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

    1. Um autor: (Leipnitz, 1987);
    2. Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960);
    3. Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966);
    4. Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral, 2008b);

  • Apresentação das citações:

    1. Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;
    2. Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

Notas de rodapé e Fontes

As notas de rodapé, utilizadas de forma parcimoniosa, devem ser exclusivamente explicativas, não devendo ser empregadas para referenciar fontes ou bibliografia citadas no corpo do texto. As Fontes, ao final do texto, quando for o caso, devem estar separadas e anteceder as Referências, que devem ser exclusivamente bibliográficas. Na citação de fontes, tanto no corpo do texto, quanto no final, deve-se seguir um mesmo padrão.

  • Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem

  • Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in;

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

  • Título do texto: o título deverá ser escrito no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês, deve apresentar também título em português. O título deve conter, no máximo, 240 caracteres com espaço.

  • Orientação para a confecção do resumo/abstract: o resumo e as palavras-chave (três a cinco) são obrigatórios na submissão de artigos. Os referidos itens devem ser incluídos no idioma do artigo e em inglês. Nos casos em que o texto é escrito em inglês, a tradução do resumo e das palavras-chave deve ser para o português. A súmula, escrita em um único parágrafo com até 20 linhas, deve expressar com densidade e clareza: (a) a explicitação do objeto/problema de pesquisa; (b) as fontes utilizadas; (c) a metodologia empregada; (d) os resultados alcançados.

  • Texto completo do artigo: formatado em Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5;

  • Referências: as referências bibliográficas e de outra natureza devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt, espaçamento simples, como nos modelos abaixo:


Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico, volume(número/fascículo): pág inicial-pág final.

Ex.: GARCIA, E.V. 2003. A diplomacia dos armamentos em Santiago: o Brasil e a Conferência Pan-Americana de 1923. Revista Brasileira de História, 23(46):173-200.

 

Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais... Cidade, Sigla. volume:pág inicial-pág final.

Ex.: QUINTERO, I. 1999. Las mujeres de la independencia ¿heroínas o transgresoras? El caso de Manuela Sáenz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL AHILA, XII, Porto, 1999. Anais... Porto, Centro Leonardo Coimbra da Fac. de Letras da Universidade do Porto. 3:293-304.

 

Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

Ex.: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias. Pernambuco, UNICAD, p. 75-81.

 

Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p.

Ex.: FENTRESS, J.; WICKHAM, C. 1992. Memória social. Lisboa, Teorema, 278 p.

 

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.), Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

Ex.: CATROGA, F. 2001. Memória e história. In: S. PESAVENTO (org.), Fronteiras do milênio. Porto Alegre, Ed. Universidade/UFRGS, p. 43-69. .

 

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p.

Ex.: ROGGE, J.H. 2004. Fenômenos de fronteira: um estudo das situações de contato entre os portadores das tradições cerâmicas pré-históricas no Rio Grande do Sul.
São Leopoldo, Tese de Doutoramento, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 253 p.

 

Citações de Sites e textos eletrônicos:


  • Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

  • SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

    Ex.: LENKER, A.; RHODES, N. 2007. Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.

    * Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).

  • Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

  • FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

    Ex.: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.

    * No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).


Jornais e revistas, órgãos e instituições:


  • Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

  • SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).

    Ex.: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

    * No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

  • Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

  • Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

    Ex.: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

    * No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.
  3. A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

    • Título no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em Inglês deve apresentar também o título em Português;


    • O resumo e as palavras-chave (três a cinco) são obrigatórios na submissão de artigos. Os referidos itens devem ser incluídos no idioma do artigo e em inglês;


    • Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman, 12 pt, com espaçamento de 1,5;


    • Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir legenda no idioma do artigo e em inglês. As tabelas e ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos originais (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto), com resolução mínima de 300 dpi.

  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  5. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto;

    As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

  6. Inserir as notas do texto em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 pt, com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

    As notas de rodapé, utilizadas de forma parcimoniosa, devem ser exclusivamente explicativas, não devendo ser empregadas para referenciar fontes ou bibliografia citadas no corpo do texto.

  7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  8. Referências

    São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto.

    As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 12 pt, com espaçamento simples entre as linhas e organizadas em ondem alfabética.

    As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaço simples.

    Exemplos:

    Artigos em periódico:

    SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico, volume(número/fascículo): pág inicial-pág final.

     

    Artigos relativos a eventos:

    SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais... Cidade, Sigla. volume:pág inicial-pág final.

     

    Artigos em coletânea:

    SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

     

    Livros:

    SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p.

     

    Capítulos de livros:

    SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.), Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

     

    Dissertações e Teses:

    SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p.

     

    Citações de Sites e textos eletrônicos:

    • Autor identificado:

    • SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.


    • Autor anônimo:

    • FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.


    Jornais e revistas, órgãos e instituições:

    • Autor explícito:

    • SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).


    • Autor anônimo:
      Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.
 

Declaração de Direito Autoral

Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.

Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2236-1782 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


SCImago Journal & Country Rank