Primeira ocorrência de Pleurodira (Testudines) para a Formação Guabirotuba, Bacia de Curitiba, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/gaea.2012.82.01Resumo
O registro de vertebrados fósseis da Formação Guabirotuba, Bacia de Curitiba (Cenozoico), no sul do Brasil, restringia-se a um dente de crocodiliforme e fragmentos ósseos indeterminados. Novos espécimes, coletados em afl oramento localizado na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, são aqui descritos e correspondem ao primeiro registro de Pleurodira (Testudines) para a bacia. A presença de Testudines aquáticos, associadas a Crocodyliformes corrobora a interpretação de um paleoambiente fluvio-lacustre para os depósitos da Formação Guabirotuba e indica um clima mais úmido do que previamente proposto.
Palavras-chave: Testudines, Pleurodira, Bacia de Curitiba, Formação Guabirotuba, Cenozoico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.