Gestualidades em convívio: um prelúdio à imagem em movimento através das conexões recíprocas de corpos e câmeras

Andréa C Scansani

Resumo


A representação de emoções, sentimentos, afetos através da imagem é um dos atributos de que são investidos pintores, escultores, fotógrafos ou cineastas. Boa parte da experiência de criação desses artistas é fomentada através do encontro de seus corpos com o de seus modelos ou atores. Nas possibilidades produzidas por esta associação encontram-se alguns mistérios das conexões recíprocas entre corpos e seus instrumentos técnicos. Neste artigo, nos concentraremos em alguns célebres estudos sobre as expressões humanas [Le Brun, Darwin] para que possamos mapear os vestígios dos modos de olhar e de agir durante o ato artístico. Nosso foco será orientado por exemplos da fotografia [Rejlander, Duchene, Nadar] os quais, a nosso ver, guardam as sementes da imagem em movimento e que colocam em perspectiva algumas fronteiras entre campos do saber normalmente tidos como independentes como as artes e as ciências.

Palavras-chave: Fotografia. Cinema. Rejlander. Duchenne. Darwin. Le Brun.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo