Memória, comunicação e consumo: sobre espaços biográficos no Day1 Endeavor

Katia Valente

Resumo


O objetivo principal do presente artigo é problematizar teoricamente as relações existentes entre memória, comunicação e consumo. Ao mesmo tempo, estas são tomadas como objeto empírico para exemplificar as reflexões propostas no evento Day1, realizado pela organização Endeavor. Mais especificamente, realiza-se uma análise das narrativas da palestra de Heloisa Helena de Assis, a Zica, CEO do Instituto de Beleza Natural, retirada do site de compartilhamento de vídeos YouTube. Os procedimentos metodológicos se resumem à transcrição da palestra de Zica e a seleção de trechos para análise, realizada com base nos em aportes teóricos de autores como Halbwachs, Bosi, Nora, Nunes e Pollak.

Palavras-chave: memória, espaços biográficos, trabalho, comunicação, consumo.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo