A exploração da sensorialidade na comunicação das marcas na mídia impressa

Gisele Baumgarten Rosumek, Sarah Schmithausen Schmiegelow, Richard Perassi Luiz de Sousa

Resumo


As marcas buscam usar formas criativas de transmitir suas mensagens. Isso é em especial relevante no caso da mídia impressa, que tem sofrido concorrência da atenção de outros meios, destacadamente o digital. Nesse sentido, o uso de texturas, aromas, sons e sabores em anúncios impressos vem sendo explorado como estratégia criativa para buscar a atenção do público. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a exploração da sensorialidade em peças veiculadas em mídia impressa, contemplando uma análise descritivo-interpretativa de seis anúncios que ilustram o uso dos sentidos. Como principais resultados, notou-se que a informação visual é predominante na mídia impressa, mas a interação com um impresso envolve também o tato e, de forma discreta, alguma estimulação olfativa e auditiva. Também se percebeu que, mesmo quando um sentido for usado como estratégia principal, sua exploração pode estar associada a outros, de forma multissensorial. Considera-se, ainda, que a experiência diferenciada, com apelo aos sentidos, toca as emoções humanas. Assim, o envolvimento com a peça impressa, potencializado com a exploração sensorial, pode aumentar a capacidade de recordar o produto e a marca. Por fim, atestou-se que os recursos de olfato e paladar não podem ser explorados nos meios eletrônicos ou digitais, bem como o tato não oferece variedade nesses meios. Portanto, as mídias impressas têm nesses recursos sensoriais uma possibilidade que não pode ser reproduzida em mídias digitais.

Palavras-chave: mídia impressa, sensorialidade, comunicação da marca.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo