Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files

Daiana Sigiliano, Gabriela Borges

Resumo


Discutida por Jenkins (2013) e Scolari (2016), a transmedia literacy propicia a participação, a produção de conteúdo e o entendimento crítico do público. Isto é, ao navegar por distintas plataformas, correlacionando às estratégias transmídia com a mídia principal, o interagente realiza uma leitura atenta e polissêmica do universo ficcional. A partir desse escopo teórico, este artigo tem como objetivo analisar as postagens, no Twitter, dos telespectadores interagentes de The X-Files durante o lançamento das ações transmídia da 10ª temporada da série. Nesse contexto, os tuítes nos ajudarão a refletir sobre o conceito de transmedia literacy e como o mesmo estimula a multilateralidade do público. Conclui-se que a ação Find The X impulsiona a discussão, a análise, as interconexões entre diferentes contextos narrativos e a produção de conteúdo.

Palavras-chave: Transmedia literacy, televisão, The X-Files.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo