Elogio da imperfeição: [Rec] e a câmera diegética em falsos filmes de found footage

Rodrigo Carreiro

Resumo


Filmes de ficção codificados no estilo found footage têm sido produzidos de forma massiva desde a virada dos anos 1990 para os 2000. A principal diferença estilística entre esse conjunto de filmes e as ficções tradicionais está no princípio que denominamos de câmera diegética: a presença de aparato de registro de imagem e som dentro do mundo ficcional habitado pelos personagens. Este artigo analisa a abordagem empregada pelos diretores espanhóis Paco Plaza e Jaume Balagueró no longa-metragem [Rec], de 2007, para conjugar, a partir das restrições narrativas impostas pelo princípio da câmera diegética, verossimilhança documental e legibilidade narrativa.

Palavras-chave: câmera diegética, found footage, estilística cinematográfica, Paco Plaza, Jaume Balagueró.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues