Do presencial ao digital: um diálogo com o gênero videoaula youtubiano de escrita científica

Simone Cristina Mussio

Resumo


Através de videoaulas youtubianas de escrita científica, este trabalho, ancorado em uma análise dialógica do discurso, tenciona demonstrar como a reconstrução da aula, com a ajuda da tecnologia, garante o lugar de diferentes práticas discursivas na internet, segundo a interação de diferentes esferas. Como infindáveis gêneros discursivos invadem as linguagens da comunicação, por meio de modernas mediações tecnológicas, levando-nos a caminhos outros e realocando nosso modo de “ler videologicamente”, o suporte também se posiciona como elemento fundamental desta análise, já que a utilização de videoaulas youtubianas, como forma de ensino e divulgação, é decorrência dos novos modos de difusão do conhecimento na contemporaneidade.

Palavras-chave: videoaula youtubiana, hipervídeo, suporte, dialogismo, gêneros do discurso.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues