Consumo cultural em tempos de convergência: uma análise dos jovens sergipanos

Matheus Pereira Mattos Felizola, Vitor Braga, Bluesvi Santos, Laura Aguiar, Wendell Macedo

Resumo


A pesquisa teve o objetivo de discutir as práticas de consumo cultural no Nordeste considerando a interveniência da convergência midiática na recepção dos conteúdos. Para tanto, buscou-se realizar uma análise comparativa através de um questionário aplicado aos jovens sergipanos, da capital e do interior. O foco da abordagem privilegiou particularidades decorrentes do cenário no qual esse público interage e a oferta de produtos culturais, em um contexto no qual percebemos diferenças grandes no índice de desenvolvimento humano (IDH) dos municípios da capital e do interior, o que pode decorrer em condições de acesso aos meios diferentes. Como conclusão, percebemos que, com o avanço na utilização dos aparatos tecnológicos e com o acesso as redes sociais digitais, os jovens, ao mesmo tempo que consomem o conteúdo midiático, também servem como produtores, ao compartilharem as informações com a sua rede; porém, embora tenham acesso às tecnologias digitais, a produção de conteúdo por esse público continua baseado nas ofertas culturais locais, das cidades sergipanas.

Palavras-chave: consumo cultural, convergência midiática, recepção midiática, jovens.


Texto completo: PDF



ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues