Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais

Marcelo Kischinhevsky, Eduardo Vicente, Leonardo De Marchi

Resumo


O objetivo do artigo é analisar os serviços de streaming de música, buscando entender como a conciliação entre as práticas de consumo de conteúdos digitais e os interesses dos agentes do mercado de mídia sonora afeta o desenvolvimento de seu modelo de negócio. Entende-se que esses novos empreendimentos experimentam, de forma peculiar, o conflito entre interesses divergentes, tornando-se um privilegiado objeto de estudo sobre o atual momento da destruição criadora da indústria da música. Adotando uma abordagem socioeconômica dos mercados de comunicação e cultura, realiza-se um estudo de caso exploratório a partir da descrição e análise da experiência de consumo de mídia sonora nesses programas e das estratégias de monetização do consumo musical. Por fim, apontam-se as pressões que os serviços de streaming sofrem dos tradicionais agentes da indústria da música para que reformulem seu atual modelo de negócio, comentando-se os possíveis efeitos sobre a organização do mercado digital de música.

Palavras-chave: serviços de streaming, indústria da música, novos modelos de negócio.


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ISSN: 1984-8226 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

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