
revista Fronteiras – estudos midiáticos
14(3): 179-191 setembro/dezembro 2012
© 2012 by Unisinos – doi: 10.4013/fem.2012.143.01

RESUMO
Este artigo procura mapear os diversos sistemas de comunicação midiática presentes na região Norte do Brasil, bem como suas 
estratégias de atuação e reprodução social. Procura-se uma abordagem descritiva e comparativa desses sistemas, concluindo-a com 
uma interpretação sucinta, apoiada pela economia política da comunicação. O artigo desenha um mapa dos diversos subsistemas 
midiáticos presentes na região: os grupos de comunicação de grande expressão política e econômica, as empresas de médio porte, as 
redes religiosas de comunicação, as redes públicas, estatais e educativas, as organizações de radiodifusão comunitária e de comunicação 
popular e as empresas de comunicação de expressão política e econômica locais.

Palavras-chave: comunicação, Amazônia, sistema, mídia.

ABSTRACT
This article aims at mapping the different mediatic systems present in northern Brazil. It also seeks to comprehend its operational 
strategies in the social reproduction. We look for a descriptive and comparative approach to these systems, concluding that with a 
succinct interpretation, based in the political economy of communications. The article draws a map of the various sub-systems in 
Amazon: the big media groups; the midsized media groups; religious networks; public networks; government and educational media 
organizations; popular communication and small companies with local political and economic expression.

Key words: communication, Amazon, system, media.

Sistemas de comunicação na Amazônia

Communication systems in Amazon

Fábio Fonseca de Castro1

1 Universidade Federal do Pará. Rua João Balbi, 138, Nazaré, 66.055-280, Belém, PA, Brasil. E-mail: fabio.fonsecadecastro@gmail.com

Introdução

Este artigo procura mapear os diversos sistemas 

de comunicação midiática presentes na região Norte do 

Brasil, bem como suas estratégias de atuação e reprodução 

social. A descrição é feita com base em dados empíricos 

relacionados à estrutura, conexão, receita, cobertura e 

circulação de informação dos diversos grupos de comu-

nicação estudados. A partir dela, elaboramos uma análise 

qualitativa do sistema, a qual possui uma dimensão com-

parativa, cujo objetivo é colocar os grupos numa dimensão 

de paralelismo, a fim de facilitar a posterior interpretação 

e uma dimensão situacional, que procura posicionar os 

grupos em relação às características sociais, culturais, 

políticas e econômicas da sociedade amazônica em geral 

ou de seus espaços mesorregionais, em particular.

Tal não se faz sem um confronto da estrutura dos 

veículos de comunicação com os fenômenos conjunturais 

da história da região, pois as dinâmicas culturais de uma 

sociedade conformam-se conjunturalmente e interpre-

tativamente.

Comungamos com o estudo de Fadul e Rebouças 

(2005) a disposição de questionar o papel dos sistemas 

regionais de comunicação em relação ao reposicionamento 

constante dos atores sociais nacionais na comunicação-

mundo contemporânea.



Fábio Fonseca de Castro

180 Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos

Esse trajeto possibilita um segundo objetivo, 

também presente no referido estudo, que é o de traçar 

um panorama o mais detalhado possível dos sistemas de 

comunicações na região Norte, fazendo um levantamento 

dos grupos e empresas de mídia da região.

A pesquisa iniciou com a identificação das ou-

torgas de radiodifusão e das demais empresas, pública e 

privadas, de comunicação2. Os dados empíricos aciona-

dos para a descrição do sistema partiram de duas fontes 

primárias: os registros de outorga da Secretaria de Ra-

diodifusão do Ministério das Comunicações e o Sistema 

de Informação do Serviço de Comunicação de Massa da 

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Fontes 

secundárias foram consultadas na checagem dos dados: 

o site Donos da Mídia, que contém um registro crítico 

e atualizado do controle midiático no país; os sites do 

Instituto Verificador de Circulação (IVC), da Associação 

Nacional dos Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de 

Representantes de Veículos de Comunicação (ABRE), 

da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Tele-

visão (Abert), da Associação Brasileira de Radiodifusores 

(Abra) e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, 

Educativas e Estatais (Abepec). 

Na Integralização dos dados, também identifica-

mos os diversos grupos de comunicação segundo sua na-

tureza privada ou pública e suas estruturas de propriedade 

cruzada – ou seja, a atuação do grupo em diferentes áreas 

da comunicação, como por exemplo, jornalismo impresso, 

radiodifusão de imagem e som (televisão), radiodifusão 

de som (rádio), emissão por satélite e emissão por sinal 

pago (cabo ou ondas). Em relação aos grupos de natureza 

privada, procurou-se, ainda, compreender a dinâmica 

própria daqueles que possuem matiz religiosa; e, em 

relação aos de natureza pública, as especificidades dos 

que possuem uma natureza puramente estatal, dos que se 

articulam como emissora pública propriamente dita e dos 

que perfazem os sistemas de comunicação comunitária.

Um quadro geral do sistema de comunicação da 

Amazônia é resumido na Tabela 1. Nela, está indicada 

a quantidade de veículos de comunicação, segundo seu 

formato, por estado:

Trata-se, apenas, de um quadro referencial geral. 

Procuramos detalhá-lo, a seguir, agregando os diversos 

veículos segundo seu papel no sistema. Para isso, dividimo-

los em seis categorias:

•  Os grupos de comunicação de grande expressão 

política e econômica; 

• Os grupos médios de comunicação;

•  As redes religiosas de comunicação na Amazô-

nia;

•  As redes públicas, estatais e educativas de comu-

nicação na Amazônia;

•  As organizações de radiodifusão comunitária e 

de comunicação popular – excetuando-se do gru-

po, no entanto, as rádios comunitárias exploradas 

por organizações religiosas;

•  As empresas de comunicação de expressão polí-

tica e econômica locais – caracterizadas por seu 

impacto moderado sobre sistemas mesorregio-

nais e por sua ação preferencialmente municipal.

Os grupos de comunicação 
de grande expressão 
política e econômica

Há cinco grupos de comunicação amazônicos que 

se projetam regionalmente ou mesmo nacionalmente: dois 

no Pará, dois no Amazonas e um no Tocantins. Três deles 

têm em comum o fato de serem afiliados à Rede Globo 

de Comunicação e quatro possuem um jornal impresso 

com forte peso político em seus estados. Todos os cinco 

grupos, porém, possuem em comum dois elementos: uma 

estrutura de propriedade cruzada ampla e uma estrutura 

de telejornalismo própria. Todos eles também se articulam 

com os sistemas políticos estaduais. 

No Pará, há dois grupos de expressão regional: as 

Organizações Rômulo Maiorana (ORM) e a Rede Brasil 

Amazônia (RBA). O primeiro deles iniciou com o jornal 

O Liberal, criado em 1945, como um veículo de propa-

ganda do Partido Liberal, do caudilho Magalhães Barata. 

Na decadência do grupo, o comerciante Rômulo Maio-

rana, nascido em Pernambuco e estabelecido em Belém, 

2 O atual sistema brasileiro de outorga de concessões de radiodifusão vige desde 1997, quando os Decretos n° 1.720, de 1995 e n° 
2.108, de 1996, alteraram o antigo Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, criado em 1963. Esses decretos não alteraram a forma 
de outorga de concessões de radiodifusão educativa e para retransmissoras de televisão (RTV) não foram atingidas pelas mudanças, 
e seguiram sendo conferidas de acordo com critérios discricionários do Ministro das Comunicações. Em relação ao serviço de ra-
diodifusão comunitária, ele é regulamentado pela Lei n° 9.612, de 1998.



Sistemas de comunicação na Amazônia

Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos 181

adquiriu o veículo do empresário e engenheiro Ocyr Pro-

ença no ano de 196614. A empresa foi modernizada com 

a aquisição de nova rotativa e com a profissionalização da 

equipe. Poucos anos depois, em 1972, deu um novo salto 

técnico ao adquirir o primeiro sistema de impressão offset 

da região, um dos primeiros do Brasil.

Já então liderava o mercado. Em 1969, comprara 

seu concorrente histórico, o tradicional Folha do Norte e o 

condenara ao desaparecimento. Durante alguns anos ainda 

concorreu com o jornal dos Diários Associados, o também 

tradicional A Província do Pará, mas ao longo dos anos 

1970 foi-se fixando como principal veículo de comuni-

cação do Pará. Vieram em seguida as rádios Liberal AM e 

Liberal FM. A oportunidade de instalação de um canal de 

televisão surgiu por meio do edital 041-1973, concorrência 

vencida no ano seguinte e que permitiu a inauguração TV 

Tabela 1. Quantidade de veículos por categoria e por estado.

Table 1. Number of vehicles by category and by state.

PA AM AC RO AP RR TO
Rádios comunitárias (Radcoms)3 37 28 3 20 5 3 12
Rádios em Ondas Médias (OMs)4 32 24 11 20 5 5 13
Rádios em Frequência Modulada (FMs)5 44 22 13 28 9 6 15
Rádios em Ondas Tropicais (OTs)6 8 9 5 5 2 1 1
Rádios em Ondas Curtas (OCs)7 0 2 0 0 0 0 0
Geradoras de televisão (TVs)8 9 7 4 6 4 2 4
Retransmissoras de televisão (RTVs)9 257 213 63 97 36 36 138
Serviços de transmissão de TV por cabo (TVCs)10 2 1 1 2 1 0 5
Serviços de transmissão de TV paga por sinal (TVAs)11 2 1 0 0 0 0 0
Serviços de transmissão de TV por tecnologia DTH (DTHs)12 0 1 0 0 0 0 0
Serviços de transmissão de TV por tecnologia MMDS (MMDSs)13 1 1 0 1 0 1 0
Jornais impressos 8 8 3 11 2 2 5
Revistas impressas 4 1 0 0 0 0 0

Fonte: Plano Básico de Comunicação, Agência Nacional de Telecomunicações / Ministério das Comunicações.

3 As Radcoms, ou Rádios Comunitárias, operam em frequência modulada (FM), mas de baixa potência, alcançando um raio de cerca 
de 1 km da fonte geradora. O serviço foi criado pela Lei n. 9.612 de 19 de fevereiro de 1998.
4 OM, ou Ondas Médias, mais popularmente conhecia como AM (amplitude modulada), é um serviço de radiodifusão sonora de 
sinal extenso, mas com pouca qualidade técnica, por operar exclusivamente em sistema mono. É operado, no Brasil, desde a década 
de 1920, mas vem perdendo espaço, desde os anos 1980, para o FM, de qualidade técnica superior.
5 FM, ou Frequência Modulada, é um serviço de radiodifusão de som implantado no Brasil no início dos anos 1980. Possui boa 
qualidade de áudio estéreo e é de fácil operacionalidade.
6 OT, ou Ondas Tropicais, é um sistema de radiodifusão similar ao OM, mas que opera em frequência de 3.200 KHz a 5.060 KHz. 
7 OC, ou Ondas Curtas,  é também similar ao OM, mas opera em frequência de 5.950 KHz até 26.100 KHz.
8 As estações geradoras de sinal TV conformam um serviço de radiodifusão de sons e imagens, em VHF e UHF, por meio dos quais 
os concessionários e permissionários possuem total liberdade para a exploração comercial obedecidos os limites da lei.
9 RTV, ou retransmissora de TV, é um serviço de radiodifusão de sons e imagens, em VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra 
High Frequency), que amplia a área de cobertura de sinal, por parte de uma estação geradora.
10 TV a cabo é um serviço de distribuição de sinais de vídeo e/ou áudio a assinantes, mediante transporte por meio físico (cabos).
11 A TVA, ou TV por assinatura, distribui sons e imagens a assinantes por meio de um único canal UHF (Ultra High Frequency), e 
através de sinais codificados que são transportados por espectro radioelétrico, o mesmo utilizado pelos canais comuns de televisão.
12 O DTH, ou Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite, distribui sinais de televisão, 
áudio, ou ambos, por meio de satélites, a assinantes localizados na área de prestação.
13 O MMDS, ou Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais, utiliza faixas de micro-ondas para transmitir sinais a 
serem recebidos em pontos determinados dentro de uma área de prestação.
14 Com o golpe militar de 1964 o jornal O Liberal passara a apoiar o regime. Distante do grupo político remanescente de Magalhães 
Barata, morto em 1959, não tinha, quando de sua venda para Rômulo Maiorana, qualquer sustentabilidade econômica.



Fábio Fonseca de Castro

182 Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos

Liberal, já com o sinal da Globo – retirado da concorrente 

TV Guajará, do ex-prefeito de Belém Lopo de Castro, 

em 1976. O grupo pertence à família Maiorana, cujos 

indivíduos não ocupam cargos públicos, ainda que a sua 

dimensão como player político e econômico no Pará seja 

imensa, fazendo com que, ao longo dos últimos 40 anos, 

o apoio dos veículos do grupo tenha sido decisivo para a 

eleição e a governabilidade de prefeitos e governadores no 

estado15. Atualmente, também edita um segundo jornal, 

o Amazônia, tabloide de caráter popular.

A RBA, por sua vez, é de propriedade da família do 

ex-governador do estado, Jáder Barbalho. O carro-chefe do 

grupo é também um jornal, o Diário do Pará, igualmente 

publicado em Belém e que circula desde 1982, mas merece 

grande destaque a Rádio Clube do Pará, emissora OM 

mais antiga de toda a região Norte, fundada em 1927, 

vendida em 1983 ao grupo Manchete, de Adolpho Bloch 

e, em 1992, ao grupo RBA. Essa emissora recuperou a 

condição de líder de audiência, em todo o estado em 1996, 

mantendo-a até o presente.

A condição de disputa entre os dois grupos chega 

a ser estruturante da própria vida política estadual, sobre-

tudo desde 2002, quando o jornal O Liberal começou a 

perder espaço comercial para o concorrente Diário do Pará. 

Com uma política agressiva de investimentos e marketing, 

o jornal de Jáder Barbalho ganhou espaço no mercado 

local e consequente expressão política, construindo uma 

situação polarizada de concorrência que, embora não 

gere qualidade de conteúdo, tem o efeito de criar agendas 

locais próprias.

São características da cena de comunicação pa-

raense a polarização entre os dois grupos e sua atuação 

na cena política estadual. Um sintoma dessa atuação 

é o fato de que, contra a tendência mercadológica do-

minante, nenhum deles procurou estabelecer uma rede 

ampla de retransmissão de sinais de TV. O grupo ORM, 

para chegar ao interior do estado, usou de um artifício 

insólito que só é compreensível quando se entende a 

extensão da sua interdependência com o poder público 

local: um convênio com a Fundação de Telecomunicações 

do Pará, ou seja, com a TV pública estadual, para utilizar 

o sinal e a estrutura pública de retransmissão a fim de 

reproduzir o sinal da Rede Globo no estado16. Essa situ-

ação é contrária à tendência de acumulação no mercado 

da comunicação midiática, caracterizada pela procura 

por uma robustez no corpo de retransmissão do sinal. 

Enquanto as ORM possuem 20 estações retransmis-

soras, as outras afiliadas da Rede Globo na Amazônia 

têm 184 (a Rede Amazônica, sediada em Manaus) e 66 

(a TV Anhagüera, das Organização Jaime Câmara, se-

diada em Palmas). A diferença é imensa, e muito mais 

significativa considerando-se o fato de o estado do Pará, 

o segundo do Brasil em extensão, possuir uma população 

diversa, com cenas políticas locais com variado grau de au-

tonomia em relação às tendências dominantes da política 

na capital. O que explicaria isso? Somente uma tendência 

à exploração usurária do patrimônio público, a qual não 

pode ser compreendida senão num cenário de relações 

atávicas entre o mercado da mídia e a política. Fato que é 

comprovado quando se percebe que também o segundo 

grupo de comunicação do Pará, a RBA, não desenvolve, 

como seria natural, uma política de ampliação da sua ca-

pacidade retransmissora, pois possui apenas seis estações 

desse tipo, bem menos, inclusive, que outros grupos de 

comunicação paraenses medianos, como, por exemplo, a 

Rede Floresta, sediada em Tucuruí, que, sozinha, possui 

16 retransmissoras.

No Amazonas, são dois, igualmente, os grupos de 

expressão regional. O primeiro deles é a Rede Amazônica, 

que possui cinco geradoras de TV, nas capitais do Ama-

zonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá, além de quatro 

FMs – no AM, AC, RO e AP – e uma OT, no interior do 

AM. O grupo também possui três empresas de TV paga, 

sendo duas em Manaus (com tecnologias TVA e DTH) e 

outra em Porto Velho (TVA), todas transmitindo a Ama-

zon SAT, empresa também do grupo, sediada em Manaus. 

A Rede Amazônica surgiu como agência de publici-

dade em 1968. No ano seguinte, ganhou a concessão para 

15 Essa situação começou a ser mudada na eleição para o governo estadual de 2006, quando a governadora Ana Júlia Carepa, do PT, 
foi eleita sem apoio do grupo. Seu aliado político, o PMDB de Jáder Barbalho, permaneceu como aliado do governo durante parte do 
mandato, mas em geral sem apoiar o governo petista por meio do grupo RBA. Quando houve o rompimento entre PT e PMDB, já 
em 2009, o governo procurou o grupo ORM, com quem se associou para a disputa governamental de 2010. No entanto, o vitorioso 
foi o PSDB, apoiado pelo PMDB e, irrestritamente, pelo grupo RBA.
16 Desde a criação da emissora pública paraense havia um contrato, com as ORMs, para utilização, mediante pagamento da empresa 
ao governo, do seu sinal e de algumas estruturas de retransmissão. No entanto, em 1997, durante o governo Amir Gabriel, do PSDB, 
esse contrato foi convertido em convênio e a situação foi invertida: passou a ser o governo que pagava pelo “serviço” de ceder seu 
sinal à empresa. Essa situação durou nove anos, período no qual estima-se que o estado do Pará transferiu cerca de R$ 30 milhões 
às ORM. Em 2007, o convênio foi rompido.



Sistemas de comunicação na Amazônia

Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos 183

explorar o segundo canal de TV de Manaus. O primeiro, 

a TV Ajuricaba, entrara no ar em 1967 e permaneceu em 

atividade até 1986. A empresa Rádio TV do Amazonas 

Ltda., com seus três sócios, Phelippe Daou, Milton de 

Magalhães Cordeiro, Joaquim Margarido, o primeiro 

dos quais majoritário, foi criada em 1970, e o canal 5 

entrou em funcionamento a 1º de setembro de 1972. No 

ano seguinte afiliou-se à Rede Bandeirantes. A partir de 

1983, as emissoras de Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista 

e Macapá passaram a ser afiliadas da Rede Globo, e em 

1986 o canal de Manaus também se juntou a essa rede.

A Rede Amazônica repete a Globo em cinco 

dos sete estados da região e, dessa maneira, também 

considerando-se a programação do Amazonsat, tem uma 

inserção regional que não é alcançada por nenhum outro 

grupo. O Amazonsat merece destaque por sua dimensão. 

Trata-se de um canal temático, focado na Amazônia. Sua 

origem está no programa de satélite Brasilsat, implantado 

pela Embratel em 1985, que tinha como um de seus fun-

damentos mitigar o isolamento da Amazônia em relação 

ao restante do Brasil. Com essa filosofia, foi concedido 

um transponder, ou seja, um canal, do novo satélite, à Rede 

Amazônica, que passou a transmitir seus programas, simul-

taneamente, para todas as emissoras do grupo. O acordo 

para a seção do transponder tinha duas condições: que a 

Rede Amazônica produzisse um total de três horas e meia 

de programação diária e que a programação da Rede Globo 

recebida na região deixasse de ter os fades – tela preta – dos 

intervalos comerciais. O acordo foi cumprido e a geradora 

de Manaus conseguiu produzir essa programação de cores 

regionais, centrada no jornalismo.

Com a programação unificada, foi possível a 

transmissão centralizada em Manaus, numa experiência 

que durou até 2010, quando passou a viger o processo 

contrário, de estadualização dos sinais. Na verdade, desde 

o final dos anos 1990 havia a reivindicação pela produção 

local de conteúdos informativos e desenvolvia-se um pro-

cesso de constituição dos departamentos de jornalismo das 

afiliadas de cada estado em que a Rede Amazônica tinha 

uma geradora. Não usando mais o satélite para a transmis-

são unificada, passou a usá-lo como um novo veículo de 

comunicação, com programação própria. O canal atinge, 

hoje, cerca de 4,9 milhões de km2, o equivalente a 60% do 

território nacional e alcança 12% da população do país, 

cerca de 16,5 milhões de habitantes.

O outro grupo amazonense de expressão é a Rede 

Calderaro de Comunicação, também conhecida como A 

Crítica. O grupo foi fundado em 1949 pelo jornalista 

Umberto Calderaro Filho, falecido em 1995. O jornal 

foi criado em 1949, mas passou à condição de veículo de 

comunicação dominante, da cena estadual, com o golpe 

de 1964. O grupo edita, hoje, três jornais: A Crítica; o 

Jornal do Commércio, dedicado à economia e o tabloide 

Manaus Hoje. Também possui dois canais de TV em 

Manaus: a GTV TV A Crítica, afiliada Rede Record e 

a RTV RedeTV! Manaus, além de sete retransmissoras 

no interior do estado. Possui, também em Manaus, duas 

emissoras de rádio: Jovem Pan FM Manaus e A Crítica 

FM. A TV A Crítica sucede a TV Baré, fundada em 

1968 e que, de 1971 a 1980, foi afiliada à rede Tupi e, 

de 1981 a 2007, ao SBT. Em 2007 passou a transmitir 

a rede Record. Em 1986, a razão social da emissora foi 

alterada para TV A Crítica e, no ano seguinte, a FM do 

grupo entrou em funcionamento.

Em relação ao mercado de Belém, o de Manaus se 

apresenta de forma mais profissional e menos imiscuído 

nas relações políticas locais. Da mesma forma, é menos 

fechado e mais representativo da região Norte. A própria 

dimensão regional da Rede Amazônica exige uma postura 

mais equilibrada no trato com a informação. Isso não sig-

nifica, naturalmente, que se tratem de empresas com total 

isenção em relação à apuração do fato jornalístico, mesmo 

porque reproduzem, desde sua origem, uma proximidade 

ideológica com o regime militar, no qual se desenvolveram, 

e com a Rede Globo de Televisão.

Além dos dois grupos paraenses e dos dois ama-

zonenses, há um quinto grupo de dimensão econômica 

e política expressiva da região, as Organizações Jaime 

Câmara (OJC), sediadas no estado do Tocantins. Por suas 

origens – considerando que a área desse estado, antes de 

ser criado, integrava a região Centro Oeste – guarda uma 

proximidade maior com Goiás e o Centro Oeste de que 

com a Amazônia. 

A OJC foi fundada em 1935 como papelaria 

e tipografia, em Goiânia. Em 1938, lançou o jornal O 

Popular. Em 1954, inaugurou a rádio Anhanguera e, em 

1963, a TV Anhanguera de Goiânia. O grupo possui 24 

concessões nos estados do TO, GO e DF, nove das quais 

no TO. Nesse estado, o grupo possui três geradoras, em 

três diferentes cidades: Palmas, Gurupí e Araguaína. 

Também têm, no estado, três FMs, um jornal em Palmas, 

uma OT e uma OM. Todas as emissoras radiofônicas do 

Tocantins levam o nome de Rádio Araguaia. As gerado-

ras de TV recebem a denominação de TV Anhanguera, 

no que são acompanhadas pelas 65 retransmissoras do 

grupo, somente no Tocantins, todas elas repetindo o 

sinal da Globo. Trata-se de um grupo com grande poder 

econômico e que, ao contrário da situação percebida no 

Pará e no Amazonas, não enfrenta problemas maiores de 

concorrência empresarial.



Fábio Fonseca de Castro

184 Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos

Os grupos médios 
de comunicação

O que caracteriza o que classificamos como grupo 

médio de comunicação é o fato de ter expressão política 

e econômica em escala mesorregional, embora possa ter, 

conjunturalmente, peso político e/ou atuação de impacto 

econômico sobre a economia do estado.

Algumas vezes, são grupos localizados em capitais 

de estado e, por isso, quando associados a uma expressão 

econômica ou política maior, tendem a ganhar um peso 

regional. É o caso do grupo Raman Neves, de Manaus. 

A maioria deles, porém, conforma expressões locais, de 

influência maior sobre um bloco de municípios. Outros, 

apesar de possuírem uma variedade grande de empresas, 

como no caso do grupo Beija Flor, do Amapá, e, além disso, 

se associarem a interesses políticos locais (o grupo pertence 

ao senador Gilvan Borges, daquele estado), possui um 

dinamisno financeiro menor, em relação a outras empresas, 

em função das condições econômicas gerais de seu estado.

Dentre esses grupos, identificamos cinco no PA, 

quatro no AM, três no AP, três em RO, dois no AC, dois 

em RR e dois no TO.

Grupos médios de comunicação 
no estado do Pará

Os cinco grupos médios paraenses que merecem 

destaque são o Tapajós, Ponta Negra, Rede de Comunicação 

Regional (RCR), Floresta e Marajoara.

A TV Tapajós, fundada em 1979 em Santarém e 

de propriedade do empresário Joaquim da Costa Pereira, 

repete a Rede Globo para a região do Baixo Amazonas 

desde sua fundação. O grupo possui também a FM 94, 

inaugurada em 1980. A televisão alcança cerca 13 muni-

cípios próximos. Com a morte de seu fundador, em 2010, 

e com a consequente abertura de seu inventário, já em 

2011, confirmou-se o que era suspeita de muitos: que o 

ex-governador Jáder Barbalho possui parte da sociedade.

Também em Santarém, Pará, está sediado o gru-

po Ponta Negra, criado em 1987 quando o empresário 

Nivaldo Pereira adquiriu a rádio Planície, anteriormente 

denominada Rádio Clube de Santarém, uma emissora 

tradicional, fundada em 1948. No ano seguinte, o grupo 

adotou o nome atual, juntamente com a entrada em fun-

cionamento a TV Ponta Negra, afiliada ao SBT. O revés 

de um incêndio, em 1994, apenas adiou o programa de 

expansão do grupo para 1998, quando o sinal passou a 

ser lançado para outros municípios do Baixo Amazonas, 

alcançando Mojuí dos Campos, Jurutí, Terra Santa, 

Oriximiná, Monte Alegre, Óbidos e Alenquer. 

O Sistema Floresta de Comunicação, por sua vez, foi 

criado em 1982 e tem sede em Tucuruí, sendo afiliado 

ao SBT desde o primeiro momento. O grupo constitui, 

na verdade, a união de duas empresas, o Sistema Floresta 

propriamente dito, que possui cinco retransmissoras nas 

regiões paraenses do Lago de Tucuruí e do Baixo Tocan-

tins e a Rede de Televisão Paraense (RTP), um conjunto 

de 12 retransmissoras instaladas no nordeste do Pará. O 

grupo também possui a Floresta AM, a Floresta FM, ambas 

em Tucuruí, uma produtora de audiovisual e uma gráfica.

Com sede em Marabá está a Rede de Comuni-

cação Regional (RCR), afiliada a várias diferentes redes 

nacionais e que atua na regiões sudeste e sul do estado 

e, ainda, o grupo Marajoara, pertencente ao empresário 

e ex-governador do estado Carlos Santos, que possui 

uma retransmissora de TV UHF em Ananindeua, na 

região metropolitana de Belém e três rádios de grande 

penetração, localizadas em Belém; Soure, no Marajó; e 

Alenquer, no Baixo Amazonas.

Grupos médios de comunicação 
no estado do Amazonas

No Amazonas tem-se destacado, por seu dina-

mismo, o Grupo Raman Neves, presidido pelo empre-

sário Otávio Raman Neves. Foi criado em 2007, com a 

aquisição do Jornal Amazonas Em Tempo e de 60% da 

antiga TV Manaus, rebatizada TV Em Tempo e afiliada 

ao SBT. O grupo criou, em seguida, o jornal em for-

mato tabloide A Tarde e recebeu a concessão da rádio 

Transamérica Hits Manaus.

A TV Manaus fora fundada pela Família Hauache17 

em 1992, como afiliada à Rede Record. Foi extinta em 

2007. Ao venderem o controle da sua geradora de TV para 

17 Os Hauache implantaram em 1965 um sistema de TV a cabo privado, quase familiar, denominado TV Manauara. Em 1969, 
obtiveram a concessão da TV Ajuricaba, afiliando-a à Rede Globo entre os anos de 1974 a 1986.



Sistemas de comunicação na Amazônia

Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos 185

Raman Neves, mantiveram, no entanto, sua extensa rede 

de emissoras no interior do Amazonas, reunidas na em-

presa Cegrasa. Ainda no Amazonas, há o grupo Alvorada, 

que possui um jornal e três rádios (OT, FM e OM), todos 

no município de Parintins; o grupo Francisco Garcia, que 

possui uma geradora de TV em Manaus, afiliada à Band e 

a empresa Dissica, que possui uma rádio FM em Manaus.

Grupos médios de comunicação 
no estado de Rondônia

Rondônia possui uma cena de comunicação mi-

diática bastante complexa e disputada. O predomínio da 

Rede Amazônica no estado, repetindo a Globo, se dá no 

plano comercial, e a rede procura, na medida do possível, 

manter-se apartada das disputas políticas locais, que 

envolvem os outros grupos: o Sistema Gurgacz de Co-

municação (SGC), o Sistema Meridional de Comunicação 

(SMC) e o Sistema Imagem de Comunicação (SIC).

O grupo Meridional tem sede em Porto Velho, 

onde possui uma geradora e uma repetidora de TV, a 

primeira delas afiliada à Band. O grupo também possui 

cinco FMs, situadas em diferentes municípios do estado 

e 23 retransmissoras, das quais 11 repetem a Band, nove 

o SBT e três a RedeTv!

Seu principal concorrente é o grupo Gurgacz, tam-

bém conhecido, popularmente, como Grupo Cascavel, em 

referência à cidade paranaense de onde provém a família de 

seus proprietários, nome também de sua primeira empresa. 

A base econômica da família, no entanto, não está no setor 

da comunicação, mas sim no do transporte rodoviário e ur-

bano, por meio de uma empresa que atua em vários estados 

brasileiros e em outros países da América Latina. O poder 

do grupo, em Rondônia, deriva do fato de que essa empresa, 

inicialmente denominada União Cascavel, foi a primeira a 

fazer a ligação rodoviária entre Rondônia e o Paraná, no 

começo dos anos 1970, momento de ocupação territorial 

e econômica do estado pelo regime militar brasileiro. A 

empresa transferiu sua sede para Rondônia e expandiu 

suas atividades para diversos setores, como a mineração, a 

pecuária, a educação e a comunicação. O filho do fundador 

do grupo, Acir Gurgacz, foi eleito prefeito de Ji-Paraná 

em 2000. Em 2007, foi diplomado senador, sucedendo a 

Expedito Júnior, o vencedor das eleições, cassado por crime 

eleitoral. No entanto, o próprio Gurgacz teve seus direitos 

políticos cassados, pela Justiça Eleitoral estadual, por usar 

seu jornal para promover sua própria campanha.

A comunicação acaba sendo o braço político do 

grupo. Seu carro-chefe é o jornal Diário da Amazônia, 

impresso em Porto Velho, mas que tem boa distribuição 

pelo estado. O Sistema Gurgacz conta ainda com uma 

geradora de TV em Porto Velho e 12 retransmissoras, das 

quais 11 repetem a RedeTV! e uma a Band, com a rádio 

Alvorada AM em Ji-Paraná, uma operadora de TV por 

assinatura, em Porto Velho e uma operadora MDS em 

Minas Gerais. O grupo expandiu consideravelmente em 

2006, ao adquirir as retransmissoras que pertenciam aos 

concorrentes TV Allamanda.

A disputa do SGC no plano político se dá contra 

nomes de peso, que ocupam os principais cargos do exe-

cutivo e do legislativo estadual – Valdir Raupp, Ivo Cassol 

e Expedito Júnior –, os quais, no entanto, possuem uma 

estrutura de comunicação precária, composta pelo diário 

Folha de Rondônia e por acordos eventuais com o SMC 

e com o SIC.

Este último, por sua vez, é um grupo estabelecido 

em 1983, como agência de publicidade, pelos irmãos 

Everton e Elton Leoni e que, em 1991, ganhou sua pri-

meira concessão de televisão. Seu principal veículo é a TV 

Candelária, de Porto Velho, afiliada à Rede Record, mas 

o grupo também conta com um canal UHF, na mesma 

cidade, que repete a Record News, nove retransmissoras no 

estado, duas FMs também na capital.

Grupos médios de comunicação 
no estado do Acre

No Acre são dois os grupos pertencentes à 

categoria. O primeiro deles, afiliado à Band, é a Rádio 

e Televisão Norte, que possui uma geradora em Rio 

Branco e sete retransmissoras. O segundo, a Sociedade 

Acreana de Comunicação Fronteira, possui o jornal O Rio 

Branco, criado em 1969 e a TV Rio Branco, fundada em 

1989, ambos na capital do estado, a emissora repetindo 

o sinal do SBT. O jornal tem suas origens nos Diários 

Associados – com efeito, foi com sua criação que se com-

pletou o chamado Mapa Associado do Brasil, a presença 

da empresa em todas as capitais brasileiras – e possui 

um capital simbólico grande, no estado, porque foi seu 

primeiro jornal diário. Atualmente, concorre com três 

outros diários: A Gazeta, A Tribuna e Página 20. Em 

meados dos anos 1980, foi adquirido pelo empresário 

Narciso Mendes, que, em seguida, obteve a concessão 

do canal de TV.



Fábio Fonseca de Castro

186 Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos

Grupos médios de comunicação 
no estado do Tocantins

No Tocantins, os grupos que pertencem a essa 

categoria são dois: o grupo Boa Sorte e o grupo Siqueira 

Campos. O primeiro deles tem uma geradora de TV 

em Araguaína e duas OMs na região, uma delas em 

Almeirim, no Pará, e outra no interior do estado. Além 

disso, também possui uma terceira OM, em Goiás. Essas 

emissoras compõem a Rede Brasil Norte de Comunicação 

(RBN) e retransmitem o SBT. O grupo também possui 

sete retransmissoras de TV, todas no Tocantins, e nove 

FMs – das quais quatro no interior do PA, quatro no 

TO e uma no MT.

O grupo Boa Sorte foi criado em 1967 e tem sua 

sede no município de Araguaína. A família proprietária, 

os Ferreira – ou Boa Sorte, como também são conhecidos 

– atua ainda em vários outros campos de negócios, como a 

construção civil, a agropecuária e a frigorífica, possuindo, 

portanto, expressivo poder econômico.

O grupo Siqueira Campos, oficialmente Sistema de 

Comunicação do Tocantins, possui um jornal, duas FMs e 

duas OTs. O jornal, uma FM e uma OT estão em Pal-

mas. As outras duas emissoras localizam-se no interior 

do estado. O grupo, retransmitindo a Band, ainda possui 

nove retransmissoras de TV. O jornal, denominado Folha 

Popular, é um semanário editado, na verdade, em Goiânia, 

onde também é distribuído, no que reproduz a tendência 

das Organizações Jaime Câmara de ser um órgão de comu-

nicação distanciado do espaço amazônico.

Grupos médios de comunicação 
no estado do Amapá

No Amapá, o grupo Beija Flor possui uma geradora 

de TV em Macapá, afiliada à RedeTV!, duas OMs e duas 

FMs, todas as quatro no interior. O grupo possui apenas uma 

retransmissora TV, mas forma um link com outras estações 

de radio e TV para a exibição do seu noticiário, O Estado 

É Notícia, transmitido simultaneamente em rede de TV e 

de rádio e que alcança quase 100% no território estadual. 

O proprietário do grupo é o ex-senador Gilvan Borges, do 

PMDB. Aliado de José Sarney, é considerado, no Amapá, 

um “marajá das comunicações”. De fato, o Ministério das 

Comunicações registra, em seu nome, 152 solicitações de 

concessão de canais de rádio e televisão, dos quais 104 no 

Pará, 34 no Tocantins, oito no Amapá, seis no Maranhão.

Grupos médios de comunicação 
no estado de Roraima

Em Roraima há a Rede Tropical de Comunicação, 

fundada em 1988, de propriedade do deputado federal 

Luciano Castro (PL) e do senador Mozarildo Cavalcanti 

(PTB), afiliada ao SBT. O grupo também possui três FMs 

em Boa Vista e outra em Caracaraí.

As redes religiosas de 
comunicação na Amazônia

Redes religiosas nacionais com 
atuação na Amazônia

Um terceiro bloco de empresas de comunicação 

pode ser formado quando reunimos as organizações 

religiosas. O espaço amazônico reproduz o fenômeno 

percebido em todo o território brasileiro, referente à 

ocupação ideológica e empresarial de parte substancial do 

espectro midiático por essas organizações. Algumas delas 

têm abrangência nacional; outras, uma abrangência regio-

nal e algumas, ainda, apenas uma participação localizada, 

restrita a grupos de poucos municípios contíguos e/ou 

próximos entre si, numa variação desse modelo, estando 

presentes em pontos dispersos da região, conforme lhes 

seja possível adquirir empresas e/ou receber concessões.

Dentre as organizações religiosas nacionais com 

atuação na Amazônia, tem-se a Rede Record, vinculada 

à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que, além 

de sua própria rede de geradoras, retransmissoras e 

rádios, possui extensa rede de grupos afiliados; o grupo 

RR Soares, vinculado à Igreja Internacional da Graça de 

Deus; a Rede Canção Nova, pertencente à Fundação João 

Paulo II e a rede da Legião da Boa Vontade.

A Rede Record possui uma geradora em Belém, com 

importante estrutura de jornalismo, e outra em Macapá, as 

quais fazem link com as 287 estações afiliadas ou próprias, 

espalhadas pelo país. 

O grupo RR Soares pertence ao pastor Romildo 

Ribeiro Soares, o criador da Igreja Internacional da Graça 

de Deus, surgida em 1980, no Rio de Janeiro, e que hoje 

se espalha por mais de dois mil pontos no país. A Igreja 



Sistemas de comunicação na Amazônia

Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos 187

possui vários horários alugados a outras redes de televisão, 

notadamente a Band e a CNT, que veiculam o programa 

Show da Fé, seu carro-chefe, apresentado pelo próprio 

pastor. Interessante observar que o pastor Romildo So-

ares é casado com a irmã do atual mandatário da Igreja 

Universal do Reino de Deus – e, portanto, da Rede Record 

–, o bispo Edir Macedo.

R.R. Soares possui, na verdade, um império de co-

municações, que inclui as empresas Superior Technologies in 

Broadcasting (STB), Rede Internacional de Televisão, Nossa 

Rádio, Nossa TV (TV por assinatura pelo sistema DTH, 

pela Banda Ku), Graça Artes Gráficas e Editora Ltda., a 

gravadora gospel Graça Music, a editora Graça Editorial e 

a produtora audiovisual Graça Filmes.

A Legião da Boa Vontade (LBV) possui apenas 

13 veículos em todo o Brasil, dos quais um, somente, está 

na Amazônia – uma rádio OM no interior do Amazonas. 

Por fim, há a Fundação João Paulo II, que controla a Rede 

Canção Nova. O grupo tem 10 veículos, um dos quais na 

região – uma rádio OM em Palmas. Esse grupo, porém, 

ainda possui três retransmissoras de televisão no Tocantins 

e outras três no Amazonas.

Redes religiosas regionais 
com atuação na Amazônia

A variação amazônica desse processo de expansão 

das organizações religiosas no campo da comunicação, 

particularmente da radiodifusão, consiste na presença 

dos grupos locais, amazônicos, na conformação de redes. 

Há duas extensas redes regionais. A primeira delas é a 

Rede Nazaré, pertencente à Arquidiocese de Belém, que 

possui uma geradora de TV e uma FM, ambas sediadas 

em Belém, mas que formou uma expressiva rede de re-

transmissoras de seu sinal, uma rede que soma 79 estações, 

sendo 42 no PA, 10 no AM, nove no MT, seis no MA, 

quatro no AP, quatro em RO, quatro no TO, uma no AC 

e, ainda, uma no PI.

A outra rede religiosa regional é o grupo Boas 

Novas, ligado à Igreja Assembleia de Deus, sediada em 

Belém, mas que montou sua televisão em Manaus, onde 

possui uma geradora. A Fundação Evangélica Boas No-

vas, que administra a rede, é de propriedade da família 

Câmara em parceria com a igreja. O pastor Samuel 

Câmara é a principal liderança dessa igreja, possuindo 

grande influência política em toda a região. A rede pos-

sui, além da geradora em Manaus, uma outra em Porto 

Velho e três emissoras de rádio OMs, sendo duas nessas 

mesmas cidades e a terceira em Belém e, ainda, quatro 

FMs, localizadas em Belém, Manaus, Porto Velho, Rio 

Branco (e uma quinta FM no estado do RJ). A rede possui 

somente quatro retransmissoras próprias, localizadas, cada 

uma delas, no AC, RR, AP e TO, mas expande seu sinal 

por meio da Central de Emissões, Gravações e Repetidoras 

Ajuricaba S.A., sucessora da Cegrasa S.A., pertencente à 

família Hauache – a mesma que é detentora de 40% de 

participação na TV Em Tempo, do Amazonas, uma rede 

com 88 retransmissoras no estado.

Um terceiro grupo regional ligado a uma organi-

zação religiosa, no caso à Igreja Católica, é a Fundação 

Educadora de Comunicação (FEC) sediada em Bragança, 

interior do Pará e sob controle da Prelazia de Bragança. 

A FEC possui três emissoras de rádio, sendo uma OT, 

uma OM e outra FM, todas elas situadas em Bragança, e, 

ainda nessa cidade, uma retransmissora de televisão, que 

repete o sinal da Rede Vida.

No Acre, há a Fundação Verdes Florestas, ligada à 

Igreja Católica, que possui uma OT e uma OM, ambas 

em Cruzeiro do Sul, mas que também obteve a concessão 

de exploração de uma FM em Macapá. A diocese de Rio 

Branco, porém, além da Fundação, administra três canais 

de TV, as retransmissoras da Rede Vida, da Rede Canção 

Nova e a TV Século 21.

As redes públicas, estatais 
e educativas de comunicação 
na Amazônia

O quarto grupo reúne as empresas, fundações e 

autarquias públicas, inclusive aquelas que possuem uma di-

nâmica estritamente estatal no trato que dão à informação. 

A participação mais efetiva do poder público nas 

comunicações amazônicas se dá por meio da Empresa 

Brasileira de Comunicação (EBC), empresa pública que 

encampou a antiga Radiobrás e que possui 15 concessões 

de televisão na região, sendo sete no AM, duas no AP, duas 

em RR, duas no AC e duas em RO. A empresa também 

possui 14 FMs na região, sendo sete no AM, sete no 

AC, sete no AP, duas em RO e uma em RR. E também 

emissoras OC, sendo sete no AM, duas no AP, duas em 

RO, duas em RR e duas no AC. Dentre as OTs do grupo 

inclui-se, ainda, a Rádio Nacional da Amazônia, sediada 

em Brasília, mas que transmite para toda a região, desde 



Fábio Fonseca de Castro

188 Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos

1977, por meio de 15 estações, sendo sete no AM, duas no 

AP, duas no AC, duas em RO e duas em RR. Ela alcança, 

na prática, mais da metade do território brasileiro e, po-

tencialmente, pode ser ouvida por 60 milhões de pessoas.

A Radiobrás foi uma empresa pública federal criada 

em 1975 para gerir de maneira centralizada todas as emis-

soras de rádio e televisão da União. Em 1988, foi fundida 

à Empresa Brasileira de Notícias (EBN), sucessora da antiga 

Agência Nacional, e teve sua denominação alterada para 

Empresa Brasileira de Comunicação. 

A EBC tem outra rede de comunicação na Ama-

zônia, a Rádio Nacional do Alto Solimões, criada em 2006 

e transmitida em OM e FM para os nove municípios 

dessa mesorregião do estado do Amazonas e cujo sinal é 

alcançado também na Colômbia e no Peru – ou seja, na 

chamada tríplice fronteira.

O Governo do Pará, por meio da sua Fundação de 

Telecomunicações (Funtelpa), possui um geradora em Belém, 

uma emissora FM e outra OT, que, com suas 79 retransmis-

soras – cuja cessão para o grupo privado ORM comentamos 

acima – compõem a Rede Cultura de Comunicação.

Os sistemas de comunicação estaduais do Acre, 

de Rondônia, Tocantins e de Roraima são também im-

portantes. O Acre, por meio da Fundação de Cultura e 

Comunicação Elias Mansur, possui um sistema com uma 

TV (denominada Aldeia), seis FMs, quatro OM e uma 

OT. Ainda possui 10 retransmissoras. O governo de Ron-

dônia possui 52 retransmissoras de TV, todas repetindo 

a EBC. Roraima, por sua vez, possui 10 retransmissoras. 

A emissora pública do Tocantins é gerida pela Fundação 

Universidade de Tocantins – Instituto de Radiodifusão 

Educativa. Ela possui uma FM em Palmas. Possui 34 

retransmissoras de TV, das quais 31 repetem a Fundação 

e três repetem a RedeTV! 

O Amazonas, enfim, tem um sistema fraco, com-

posto por uma geradora de TV e duas retransmissoras em 

Itacoatiara e em Manacapuru que, por falta de condições 

técnicas, não repetem a sua programação, mas sim, di-

retamente, a da Rede Brasil. A rede também possui duas 

emissoras de rádio, uma OM e outra OT. Seu sistema, em-

bora criado em 1968 e em operações desde 1971, recebeu, 

historicamente, pouco investimento do governo estadual. As 

emissoras são administradas pela Fundação Rádio e Televisão 

Cultura do Amazonas (Funtec). A estação foi chamada de 

TVE até 1995, quando passou a se chamar TV Cultura.

Enfim, há que se considerar, ainda, nesse cenário, 

a presença das concessões televisivas feitas diretamente 

aos municípios. No Pará e no Tocantins há um fenômeno 

de multiplicação dos canais cedidos a prefeituras. No PA, 

são 49 concessões a 32 municípios. Aparentemente há 

uma duplicidade de processos, a qual ainda não pudemos 

confirmar, que explica essa disparidade. No Tocantins são 

10 concessões a 10 municípios. Em outros estados, esse 

número é bem menor: quatro no Acre, três em Roraima, 

uma em Rondônia e uma no Amapá. Essas emissoras não 

possuem, em geral, programação própria, funcionando 

como simples repetidoras das grandes redes de TV que 

ainda não chegaram a esses municípios.

Ainda referimos um caso raro, de presença de uma 

retransmissora pública pertence a um estado não amazôni-

co e sequer fronteiriço, no espaço regional: o da Fundação 

de Teleducação do Estado do Ceará (Funtelc), ligada ao go-

verno desse estado, que possui uma retransmissora no PA.

Organizações de 
radiodifusão comunitária 
e de comunicação popular

O quarto bloco reúne as emissoras de baixa fre-

quência, as rádios comunitárias e os demais veículos de 

comunicação popular. O conceito é amplo e complexo, e 

merecerá, no tempo hábil, uma análise específica, capaz 

de compreender a toda a sua extensão e variedade, já que 

a noção de comunicação popular envolve formas de co-

municação que alguns não considerariam como midiáticas 

e, necessariamente, um espectro mais amplo que aquele 

abarcado pelo referencial legal vigente.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que 

a luta pela comunicação popular e comunitária é uma ba-

talha de poder contra a qual, historicamente, se contrapôs 

o próprio Ministério das Comunicações, encarregado da 

abertura dos processos licitatórios de concessão desses 

serviços, bem como a Anatel, braço de fiscalização e de 

repressão do Governo Federal – e dos governos Estaduais, 

por meio do jogo político de suas representações regionais.

No Pará, há 46 emissoras comunitárias, um número 

excessivamente pequeno, quando se compara ao número 

de municípios do estado, que é de 144. O princípio da co-

municação comunitária prevê que cada município possua 

ao menos uma emissora dessa natureza.

Os demais estados são, proporcionalmente, me-

lhor aquinhoados. O Amazonas tem 28; Rondônia, 20; o 

Tocantins, 12; o Amapá, cinco; Acre e Roraima possuem 

três radcoms cada um.



Sistemas de comunicação na Amazônia

Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos 189

Não contabilizaremos com precisão, mesmo por ser 

uma tarefa quase impossível, o grande número de emisso-

ras de baixa frequência que não possuem autorização de 

operação, mas elas têm um papel destacado no processo 

de comunicação local e, no seu conjunto, compõem um 

mosaico social diverso de grande expressão política. So-

mente no estado do Pará, por exemplo, onde é imensa 

a pressão dos movimentos sociais e igualmente imensa 

a lacuna de processos de regularização e de concessão, 

contava-se, no ano de 2009, 54 emissoras não-legalizadas, 

atuando clandestinamente. Bem mais da metade delas, no 

entanto, não fazia parte do espectro que podemos chamar, 

efetivamente, de comunicação popular, porque seu vínculo 

com políticos e/ou empresários locais, com atuação no 

estrito âmbito municipal, era evidente.

As empresas de 
comunicação de expressão 
política e econômica locais 

Há, enfim, o sexto bloco de veículos de comuni-

cação, no qual reunimos todos aqueles, dentre veículos 

impressos e de radiodifusão, que se constituem como 

pequenas e médias empresas, em geral de ação locali-

zada a uma determinado espaço, território ou segmento 

populacional.

Alguns desses veículos possuem uma proeminência 

política, pois pertencem a políticos, a seus familiares ou 

a empresas com atuação destacada em algum outro setor 

produtivo, condições que produzem certa magnitude 

de poder, capaz de influenciar nas dinâmicas maiores 

da região. É o caso, por exemplo, da Rede Marco Zero de 

Comunicação, do Amapá, afiliada à Rede Record e que é de 

propriedade de três deputados estaduais ligados ao PSDB 

e ao DEM: Jorge Amanajás, Dalto Martins e Edinho 

Duarte. Embora seja uma empresa com capacidade de 

emissão reduzida, tem significativa influência sobre a 

política estadual, sobretudo nos momentos eleitorais.

Outros, conformam certo poder político e/ou 

econômico em função de sua capacidade de afiliarem-se 

a redes estaduais ou nacionais. Há ainda alguns grupos de 

comunicação sediados em estados brasileiros não amazô-

nicos que possuem uma estrutura própria de retransmissão 

na região. É o caso, por exemplo, das empresas da família 

Monteiro de Barros, a Televisão Independente de São José do 

Rio Preto, que possui 38 retransmissoras de TV na região, 

sendo 12 delas no PA, 12 no AM, seis no TO, três em 

RO, três no AC, uma em RR e uma no AP – quase todas 

alugadas para a organização religiosa Rede Viva.

Também é preciso considerar a existência dos 

chamados sistemas sonoros em inúmeras cidades ama-

zônicas. São as “rádio-postes”, também conhecidas como 

“bocas-de-ferro”, sistemas de fonia por cabo – e, em alguns 

casos, por rádio – que transmitem uma programação que 

alterna música com publicidade comercial e, algumas ve-

zes, comentários, rezas e preleções morais. Esses sistemas 

se assemelham mais a microempresas de comunicação, 

embora gostem de se autodefinir, algumas vezes, como 

“comunicação popular”.

Por fim, os jornais e revistas locais, que são inú-

meros, sobretudo no estado do Pará. Vários possuem 

circulação irregular, mas têm um papel econômico e po-

lítico local. São também microempresas, com um impacto 

reduzido que pode, no entanto, ser potencializado quando 

acumulam capital comunicacional por meio da estratégia 

de atuarem conjuntamente, ou melhor, sistemicamente, 

com outros grupos.

Síntese conclusiva

O sistema de comunicação midiática presente no 

espaço amazônico, mesmo com suas fissuras internas, 

com as disrupturas provocadas pela diversidade social 

e econômica encontrada na região, com a diferença de 

escalonamento entre seus subsistemas, campos e práti-

cas de reprodução social e, ainda, mesmo com a disputa 

empresarial entre os grupos, empresas e organizações que 

o compõem, apresenta algumas características de perma-

nência, de continuidade, que podem ser percebidas em 

suas estratégias de reprodução.

O fato essencial que, a nosso ver, demarca essas es-

tratégias, é a contraposição da tendência à homogeneização 

social e cultural que está na raiz da comunicação massiva por 

uma normalização contra-hegemônica regional. Não que os 

subsistemas observados tenham consciência desse processo, 

não que haja um compromisso de luta contra-hegemônica 

entre eles e não que um ethos propriamente amazônico faça 

parte do horizonte desse processo. Nada disso é plausível 

na experiência concreta dos sistemas de comunicação 

amazônicos, mas é possível perceber uma contraposição de 

natureza econômica movendo o sistema observado no rumo 

contrário ao da padronização e uniformização presentes no 

processo de globalização.



Fábio Fonseca de Castro

190 Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos

Trata-se, com efeito, do mesmo fenômeno obser-

vado por Robertson (2000). Esse autor discute o paradoxo, 

observável em quase todas as sociedades contemporâneas, 

mas principalmente nas sociedades periféricas, de como o 

espectro cultural e midiático ganha status, em dimensão 

local, numa oposição crescente às dinâmicas de globali-

zação presentes na economia da mídia e da cultura. Um 

processo que, na verdade, decorre da reivindicação das 

comunidades e sociedades mais próximas à fonte emissora, 

por uma comunicação que seja própria, que diga respeito 

a objetos de seu interesse imediato, que lhe retrate e que 

reproduza sistemas culturais que lhes sejam mais compre-

ensíveis e simbólicos.

A economia da comunicação passa, efetivamente, 

por essa zona de tensão entre o global e o local e podemos 

dizer, tendo em vista as dinâmicas tomadas por ela no 

espaço amazônico, que é por meio dessa tensão que ela 

produz sua realidade sistêmica.

A questão dos sistemas de comunicação pode ser 

colocada pela via da economia política. Segundo McQuail 

(1994), a “economia política” é um velho rótulo que renova 

o foco da “teoria crítica” sobre a “relação entre a estrutura 

econômica, a dinâmica das indústrias midiáticas e o conteúdo 

ideológico da mídia” (p.82).  Marques de Melo, referindo 

esse autor, relaciona quais seriam os pressupostos dessa 

abordagem: as ideias de que a lógica e o controle econô-

mico são determinantes do processo; a estrutura midiática 

deriva para a concentração; a integração global constitui 

um imperativo midiático; os conteúdos e as audiências 

assumem perfis mercadológicos; a diversidade fica re-

duzida; as vozes alternativas e oposicionistas tendem à 

marginalidade; o interesse público na comunicação passa 

a subordinar-se aos interesses privados (Marques de Melo 

2009, p. 24).

Porém, essa lógica, tributária de um cânone 

marxista ortodoxo, passa a ser relativizada mais contem-

poraneamente. Dallas Smythe (1981) é o autor central 

desse esforço de relativização, com sua crítica ao modelo 

ortodoxo e sua proposta de alcançar um equilíbrio entre 

tradição e mudança. A tarefa é levada à cabo por Meehan 

et al., (1993) no seu esforço por acrescentar, à perspectiva 

da economia política, a história, a totalidade social, a filo-

sofia moral e a práxis, e por Mosco (1996), quando define 

a economia política da comunicação como “the study of 

social relations, particularly the power relations, that mutu-

ally constitute the production, distribution and consumption 

of resources” (p. 25).

No Brasil, é paradigmático o trabalho de Bolaño 

(2000; 2008) na tarefa de explicitar uma taxonomia das 

indústrias culturais e de sistematizar o modelo analítico 

de uma economia política da comunicação e da cultura.

Esse tipo de estudo, segundo esse autor, tem como 

objetivo “identif icar a trama de problemas e teorias com as 

quais se concebem as realidades persistentes do novo entorno 

informativo” (Bolaño et al., 2005, p. 25) e seria realizado 

por meio de uma “análise genealógica de reconstrução histó-

rica que faça compreensível as contraditórias condições sociais, 

acadêmicas e político-culturais que determinam o alcance do 

pensamento emancipador em comunicação” (Bolaño et al., 

2005, p. 27).

O horizonte da interpretação iniciada com este 

artigo pensa a economia política da comunicação como 

uma dinâmica cuja principal materialização conflitual 

contemporânea é a relação entre os sistemas-mundo, os 

sistema-nacionais e os sistemas-regionais/locais. Trata-se 

de uma reflexão que, de certa maneira, atualiza (e avança) 

o debate dos anos 1960-70-80 sobre a indústria cultural 

e o “imperialismo” dos meios de comunicação de massa. 

Há um bloco importante de autores, atualmente, 

se dedicando a fazer essa passagem e a compreender essa 

questão. Dentre eles estão Armand Mattelart (2002) e 

Anabelle Sreberny-Mohammadi (1995). O processo de 

concentração e internacionalização da mídia, especifica-

mente, é analisado por Sanchez-Tabernero (1993). Por 

sua vez, os processos antípodas de globalização e regio-

nalização da comunicação são tematizados por Thomp-

son (1998) e Robertson (2000). Thompson observa as 

dinâmicas de globalização da mídia. Robertson, por sua 

vez, aborda a dinâmica de contraposição da globalização 

e de toda forma de homogeneização da cultura e da 

comunicação.

Essa percepção demanda, no entanto, uma pala-

vra sobre a transposição do paradigma ético-filosófico, 

presente na Teoria Crítica, por uma abordagem mais 

socioeconômica, dentro, ainda, do mesmo campo teórico. 

É que a análise das lógicas dos sistemas e grupos de co-

municação se enquadra na perspectiva crítica dos estudos 

das indústrias culturais, por meio da qual se compreende 

que a comunicação e a cultura estão vinculadas às mesmas 

regras básicas da economia capitalista (Fadul e Rebouças, 

2005), proposição que não perde a atualidade mesmo 

diante da situação de complexidade da sociedade atual e 

da sensibilização das leituras mais econômicas dos pro-

cessos de poder ligados à comunicação pelas dinâmicas 

intersubjetivas e culturais, presentes no mesmo processo. 

Nesse sentido é que procuramos pensar em uma 

economia política da comunicação, no espaço amazô-

nico, que contenha elementos para a superação de uma 



Sistemas de comunicação na Amazônia

Vol. 14 Nº 3 - setembro/dezembro 2012 revista Fronteiras - estudos midiáticos 191

abordagem, por assim dizer, economicista, do processo. A 

primeira etapa dessa empreitada constitui o mapeamento 

aqui delineado.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES 

(Anatel). 2011. Plano Básico de Comunicação. Disponível em: 

http://sistemas.anatel.gov.br/siscom//ConsPlanoBasico/

ListaArquivos.asp?SISQSmodulo= 1461. Acessado em: 

10/02/2011.

BOLAÑO, C.R.S.  2000. Indústria Cultural, Informação e Capi-

talismo. São Paulo, Hucitec/Polis, 282 p.

BOLAÑO, C. 2008. Comunicação, educação, economia e sociedade 

no Brasil: desenvolvimento histórico, estrutura atual e desafios do 

século XXI. São Cristovão, UFS, 257 p.

BOLAÑO, C.; MASTRINI, G.; SIERRA, F. 2005. Economía 

Política, Comunicación y conocimiento. Buenos Aires, La Crujía, 

432 p.

FADUL, A.; REBOUÇAS, E. 2005. Por uma perspectiva 

metodológica para os estudos dos sistemas e grupos de mídia: 

o caso do Nordeste brasileiro como referência. In: Encontro 

dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, V, Rio de Janeiro, 2005. 

Anais... Rio de Janeiro, Intercom, 05-09 Disponível em: http://

www.portcom.intercom.org.br/pdfs/5268445990675055

7397940357827460273097.pdf. Acessado em: 14/02/2011.

MARQUES DE MELO, J. 2009. Economia Política da Co-

municação no Brasil de 1923-2008 - Precursores, pioneiros, 

baluartes e vanguardistas. Revista Brasileira de Ciências da Co-

municação, 32(1):15-31.

MATTELART, A. 2002. A globalização da comunicação. Bauru, 

Edusc, 191 p.

McQUAIL, D. 1994. Mass communication theory. London, 

Sage, 416 p.

MEEHAN, E.; MOSCO, V.; WASKO, J. 1993. Rethinking 

Political Economy: Change and Continuity. In: LEVY; GUR-

EVICH (eds.). Defining media studies. New York, Oxford. p. 

348-349.

MOSCO, V. 1996. The political economy of communication: re-

thinking and renewal. Londres, Sage, 264 p.

ROBERTSON, R. 2000. Glocalização: tempo-espaçoehomoge-

neidade -heterogeneidade. In: R, ROBERTSON. Globalização: 

teoria social e cultura global. Petrópolis, Vozes, p. 246-268.

SÁNCHEZ-TABERNERO, A. 1993. Razones para la con-

centración, diversif icación e internacionalización de los medios de 

comunicación. Concentración de la comunicación europea. Barcelona, 

centre d’Investigación de la Comunicación, 174 p.

SMYTHE, D.W. 1981. Communications: Blindspot of Eco-

nomics. In: W.H. MELODY, L. SALTER, P. Heyer (Eds.). 

Culture, Communication and Dependency: The Tradition of H.A. 

Innis. Norwood, NJ, Ablex, 264 p.

SREBERNY-MOHAMMADI, A. 1995. The global and the 

local in the international communications. In: J. CURRAN; M, 

GUREVITCH. Mass media and society, 2.ed. Londres, Arnold, 

p. 177-203. 

THOMPSON, J. 1998.A globalização da comunicação. In: J, 

THOMPSON. A mídia e a modernidade: uma teoria social da 

mídia. Petrópolis, Vozes, p. 135-159.

Submetido: 01/02/2012

Aceito: 31/03/2012


