FORMAÇÕES CONTINUADAS FOCALIZANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRELADO AOS GÊNEROS DISCURSIVOS: O QUE ORIENTAM AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ

Estela Mari de Menezes, Terezinha da Conceição Costa-Hübes

Resumo


Pautada em uma concepção interacionista de linguagem, as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (PARANÁ, 2008) alicerçam a disciplina de Língua Portuguesa em torno dos gêneros discursivos, recorrendo, para isso, aos estudos do Círculo de Bakhtin. Tomando esse contexto como referência, estamos desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de verificar o trabalho de quatro professores de Língua Portuguesa de 6º a 9º ano de duas escolas Estaduais da cidade de Cascavel-Paraná em relação à condução do trabalho com os gêneros, considerando os pressupostos teórico-metodológicos lançados por esse documento. Trata-se, assim, de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, definida como estudo de caso, inscrita na Linguística Aplicada. Neste texto, em específico, apresentaremos resultados parciais da análise das entrevistas, por meio das quais buscamos conferir como está a formação dos professores para conduzir o trabalho com o gênero discursivo conforme perspectiva teórico-metodológica apresentada pelas Diretrizes. Como resultado, esperamos confirmar os avanços já obtidos em relação à proposta curricular ou levantar as dificuldades que ainda persistem e, se assim for, pretendemos buscar meios para amenizar tais dificuldades.

Palavras-chave


Diretrizes Curriculares. Formação continuada. Ensino de Língua Portuguesa.

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