CURRÍCULO COM BASE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Anamaria Kurtz de Souza Welp, Ana Paula Seixas Vial

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Após, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando.


Palavras-chave


Currículo; Perspectiva Educativa de Trabalho com Projetos; Ensino de Língua Inglesa

Texto completo: PDF



ISSN: 1806-9509 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122