Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Entrelinhas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores

A Revista Entrelinhas é uma publicação semestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
Os artigos deverão ser inéditos e poderão ser redigidos em português, inglês, francês, alemão ou espanhol. Os trabalhos podem ser enviados eletronicamente pelo endereço revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas, seguindo as etapas de um sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos em cada etapa do processo de editoração. No caso de conterem imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, estes deverão ser submetidos em formato original, em arquivos separados, não inseridos no texto, com resolução mínima de 300 dpi. Deve ser indicado no arquivo de texto o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras.

A publicação dos textos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista. Sendo aprovados, eles são submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Comissão Editorial. É também fundamental a observação das normas de formatação.

A matéria dos originais* deverá conter, na seguinte ordem:

  1. Título no idioma do artigo e em inglês;
  2. nome e titulação do(s) autor(es);
  3. endereço de e-mail para contato;
  4. nota de rodapé com vínculo institucional do(s) autor(es);
  5. resumo em até 20 linhas acompanhado de pelo menos três palavras-chave;
  6. abstract em inglês, seguindo as mesmas normas do Resumo;
  7. texto completo do artigo, escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento de 1,5, conforme modelo; e
  8. Referências.

*Com exceção de artigos, os demais gêneros devem respeitar apenas as normas 1, 2, 3, 4 e 7.

Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir legenda no idioma do artigo e em inglês. As tabelas e ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos originais e separados do texto.

As citações de mais de 3 (três) linhas devem ser digitadas em corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

Inserir as notas do texto em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página). As notas devem ser utilizadas como elemento explicativo e não para dar lugar às referências, que deverão estar apenas no item referências, ao final do texto.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

As citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas: um autor (LEIPNITZ, 1987); dois autores (TURNER e VERHOOGEN, 1960); três ou mais autores (AMARAL et al., 1966). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit.

Notas de rodapé devem ser usadas quando estritamente necessário,de forma parcimoniosa, para informações paralelas ao texto. Notas contendo exclusivamente citações e referências bibliográficas não serão aceitas. As citações devem ser inseridas diretamente no texto e as referências completas na lista de referências, ao final do texto.

São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto. As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas, alinhadas somente à esquerda. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaços simples. As referências devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt e com espaçamento simples como no modelo abaixo:

Livro:

ENDLER, Sergio Francisco. Tesourinha. Porto Alegre: Tchê, 1984.

 

BACON, Francis. Novum Organum. [Sl.l]: Ebooklibris, 2002. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/norganum.html>. Acesso em: 7 jan. 2009.

Capítulo de livro:

ALVARENGA, Lídia. Organização da informação nas bibliotecas digitais. In: NAVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Hélio (Org.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília: Briquet de Lemos, 2006. p. 76-98.

 

FORGHIERI, Marisa. O corpo em uma perspectiva nietzscheana. In: LYRA, Bernadette; GARCIA, Wilton (Org.). Corpo & imagem. São Paulo: Bela Vista, 2002. p. 293-297. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=ljyvVq_mXn8C&printsec=frontcover&dq=%22%28org%29%22&hl=pt-BR&ei=4c0ETtzUC4bx0gGfw6XiCw&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=8&ved=0CFAQwEwBzgK #v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 24 jun. 2011.

Trabalhos acadêmicos:

ULLER, Reginaldo. Profissionalização na empresa familiar: o caso da Perdigão agroindustrial S/A. 2002. 99 f. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização (Especialização em Engenharia de Produção) -- Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002. Disponível em: <http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/8569.pdf>. Acesso em: 9 maio 2010.

 

LARENTIS, Milton. Confiança midiática: estudo em jornais do interior do Rio Grande do Sul. 2008. 162 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) -- Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2008.

Artigo e/ou matéria de revista com autor:

FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Cidade e imagem: entre aparências, dissimulações e virtualidades. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 6, n. 1, p. 21-32, 2004.

 

HORBACH, Carlos Bastide. O parlamentarismo no império do Brasil: origens e funcionamento. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 43, n. 172, out./dez. 2006. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/web/cegraf/ril/pdf/pdf_172/R172-01.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2009.

 

Artigo e/ou matéria de revista sem autor:

MAU hálito. Revista da APCD, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 57, jan./fev. 1999.

 

Artigo de revista eletrônica:

GUITTI, José Carlos dos Santos. Estudo sobre a condição nutritiva de uma população infantil da cidade de Londrina, PA (Brasil). Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 67-73, 1974. Disponível em:<http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489101974000100008&lng=pt&nrm=isso>. Acesso em: 27 ago. 2010.

 

Matéria de jornal com autoria:

BRETANHA, Thais. Manhã de sol e tarde com chuva. Correio do Povo, Porto Alegre, ano 114, n. 101, p. 20, 9 jan. 2009.

 

Matéria de jornal sem autoria:

POLÍCIA aponta esquema de grampo ilegal e prende nove: segundo investigações, quadrilha atuaria em espionagem industrial e casos de infidelidade. Folha de São Paulo, São Paulo, ano 88, n. 29.135, 8 jan. 2009. Brasil, p. A4.

 

Matéria de jornal em meio eletrônico:

CALLAHAN, Gene. O que é ciência? Jornal Mineiro de Psiquiatria, Belo Horizonte, ano. 12, n. 28, ago. 2008. Disponível em: <http://www.jmpsiquiatria.com.br/ciencia.html>. Acesso em: 21 jan. 2009.

 

Trabalho apresentado em evento:

BARRETO, A. R. Os trabalhadores do conhecimento: um novo profissional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO/GESTÃO DE DOCUMENTOS, 4., 2001, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR/CITS, 2001. p. 199-218.

 

SILVEIRA, Maria Helena; MARTINS FILHO, Protásio Dutra. O engenheiro: professor diante da educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE, 36., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos          ... São Paulo: Instituto Mauá de Tecnologia, 2008. Disponível em: <http://www.cobenge2008.com.br /trabalhos/trabalhos/999.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2009.

Baixe aqui o modelo de arquivo do artigo!

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Concedo a Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.

Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 1806-9509 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122