Ensinar geografia é ensinar a ver? Notas de um exercício com imagens em livros didáticos
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de imagens de uma coleção de livros didáticos correspondente a componente curricular Geografia. A obra escolhida foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático-2020, e os quatro volumes investigados são destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Partimos das reflexões de Nicholas Mirzoeff, Inés Dussel e Verónica Hollman acerca da cultura visual para problematizar o papel educativo das imagens na formação de imaginários geográficos. Para tanto, selecionamos dois exemplos de imagens contidas nos livros, uma associada à crise de refugiados e, a outra, à população indígena brasileira. A análise das imagens colocou em evidência o jogo entre o visível e suas ausências, como parte de uma trama política de visibilidade criadora de significados. Destacamos os diferentes modos de subjetivação em vigor nas imagens e contestamos o estatuto do visível ao colocar em dúvida seus registros de verdade e legitimidade.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.47
ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox
| ||
| ||
Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219 | ||
Projeto gráfico: Jully Rodrigues | ||
![]() |