Ciência escolar, tecnologia e meio ambiente: interesses e opiniões de alguns estudantes de Cuiabá-MT

Graciela Silva Oliveira

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar os interesses e opiniões de estudantes matriculados no 1o ano do Ensino Médio, em escolas públicas de Cuiabá/MT, acerca de temas científicos, das aulas de ciências, tecnologia e meio ambiente. Participaram da pesquisa 452 estudantes, e os dados foram coletados através da aplicação de questionários e analisados com auxílio do pacote estatístico Software Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 18.0. Os resultados revelam que há entre os estudantes cuiabanos uma predisposição positiva diante da ciência escolar, a maioria concorda com os benefícios da ciência e tecnologia e demonstra preocupação com o ambiente, no entanto, o melhor entendimento da natureza da ciência e o trabalho científico ampliariam esse envolvimento para relações mais autônomas e críticas com o seu cotidiano.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.45



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
   


 
 
 
 
 
 
 
 
Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo