Jornadas de envolvimento parental em creche – um estudo longitudinal
Resumo
Resumo
Esta investigação enquadra-se no âmbito das pedagogias participativas - especificamente na Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO & FORMOSINHO, 2013, FORMOSINHO, 2016); foca o envolvimento das familias no cotidiano educativo de creche e a sua importância para o bem-estar e aprendizagem das crianças. O estudo apresenta três jornadas de envolvimento parental no cotidiano educativo em creche ao longo de três anos letivos num centro de educação de infância de Lisboa. A metodologia desta investigação qualitativa desenvolve-se através de um estudo de caso praxeológico (FORMOSINHO & OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2012) de natureza longitudinal. A ética do estudo é enquadrada pelas normas da EECERA European Early Childhood Education Research Association. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão da importância que o envolvimento das famílias no cotidiano das aprendizagens das crianças tem para a construção da qualidade dos contextos de creche (PASSOS, 2017).
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18710
ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox
| ||
| ||
Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219 | ||
Projeto gráfico: Jully Rodrigues | ||
![]() |