Agrinido, um encontro das crianças com a natureza em territórios rurais, na Itália

Catarina Moro

Resumo


O texto reflete sobre os elementos constitutivos do modelo Agrinido de atendimento a crianças entre um e três anos na Itália, com ênfase na experiência da região de Marche, visto como uma oportunidade para estabelecimento de uma boa aliança educativa entre escola, natureza, crianças e família no âmbito rural. As proposições pedagógicas com as crianças na relação com o território enfatizam as atividades exploratórias dos ambientes e lugares, a observação e aproximação curiosa às vivências inéditas, a movimentação ampla em área aberta, as atividades sensoriais com os elementos “vivos” e inanimados do contexto. A experiência do “modelo Agrinido marchiano”, assim como, as práticas educativas adotadas no dia a dia do trabalho pedagógico podem se colocar em diálogo com os desafios brasileiros para uma educação infantil de qualidade que inclua as especificidades dos territórios rurais e a oferta de cuidados e educação às crianças nestas áreas; podendo ser aprofundadas em outros trabalhos.

 


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DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.13



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