Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um centro infantil de idades integradas na Dinamarca

Lenira Haddad

Resumo


O artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que investigou as compreensões da prática pedagógica de educação infantil com a utilização do método Sophos (Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem), que combina exibição de filmes sobre a prática cotidiana de instituições de educação infantil de diferentes culturas e sua discussão em grupos focais. Nesse estudo dois filmes de 30 minutos cada do cotidiano da prática pedagógica de instituições de educação infantil no Brasil e Dinamarca foram produzidos e exibidos para 9 grupos focais de diferentes perfis. As discussões foram filmadas, transcritas e analisadas. A pesquisa gerou um número significativo de opiniões, crenças e lógicas de práticas pedagógicas da educação infantil. Será alvo desse artigo as narrativas pertinentes ao ambiente que caracteriza o centro infantil de idades integradas dinamarquês que agrupa crianças de creche e jardim de infância e se apresenta de forma bastante distinta do que se atribui a uma escola.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.11



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo