Desafios da Gestão na Educação Infantil: Entre Concepções e Práticas de Gestoras

Rúbia Borges, Luciane Pandini-Simiano

Resumo


O artigo tematiza concepções e práticas de gestoras por meio de suas narrativas no âmbito da Educação Infantil. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada em duas creches públicas no sul do estado de Santa Catarina. As narrativas das gestoras deslindam pensar desafios que envolvem a gestão democrática na Educação Infantil. A gestão nesse espaço é, muitas vezes, reduzida às questões administrativas, obscurecendo as questõespedagógicas no trabalho gestor. A singularidade dos sujeitos e as possibilidades de participação das famílias, professoras e outros profissionais são secundarizadas. A participação das crianças, desde bebês, é invisibilizada, refletindo o lugar que elas ocupam na instituição. Acreditamos que tais con(tra)dições revelam a precariedade da experiência democrática nesses espaços e, sobretudo, a pouca visibilidade dessa discussão no trabalho de gestor na Educação Infantil.


Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo