Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio

Maria Adélia Costa, Eduardo Henrique Lacerda Coutinho

Resumo


Este texto tem por objetivo problematizar as percepções docentes sobre o processo ensino-aprendizagem dos jovens estudantes da educação profissional técnica de nível médio. Para tanto, analisou as concepções de 276 professores que lecionavam no ensino técnico e que participaram do curso de desenvolvimento profissional docente (DPD). Constatamos que 60% desses docentes não se formaram para a profissão professor e, portanto, estão na condição de professores. Observamos que existe uma prática de culpabilidade pelos fracassos da escola, que ora se concentra nos aspectos institucionais, ora se desloca para questões referentes às práticas pedagógicas dos docentes, mas em sua maioria estanca na condição de falta de pré-requisitos dos estudantes.


Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo