Diálogo e negociação: sobre a construção de sentidos na experiência com cinema em sala de aula

Gabriela do Amaral Peruffo, Marcos Villela Pereira

Resumo


Considerando possíveis efeitos da experiência de interação entre cinema e os conteúdos de história, quando o filme é exibido e debatido em aula, o trabalho pretende problematizar essa relação de maneira a criar um espaço para que os estudantes possam pensar e discutir sobre os filmes, os temas de aula e as visões de mundo que ali circulam. A partir do acompanhamento de estudantes de uma escola privada, buscamos analisar como essa experiência deslocou seu olhar em relação à história, a si mesmos, ao outro e ao mundo, para além da sala de aula. A análise se valeu de três marcadores, repertório, sensibilização e a desnaturalização do olhar, com relação aos filmes exibidos, e os três articulados e não dissociados. O propósito foi criar um espaço de escuta e diálogo que permitisse identificar mudanças nos modos de ver o mundo e construir sentido, relacionados aos temas apresentados pelo filme nas aulas de história.

Palavras-chave: cinema; experiência estética; negociação.


Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo