Saber profissional docente: autoridade ao espelho da autonomia na escola contemporânea

Telma Lima Cortizo, Elisabete Soares Ferreira, Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias

Resumo


Este artigo objetiva analisar o saber profissional docente tendo como referente a autoridade interrogada ao espelho da autonomia. Nesse meandro, em que entra em curso a liquidez (Bauman, 2001), a crise da educação (Arendt, 2011) e o processo de dessimbolização geracional (Dufour, 2005), problematiza-se: Como tem sido constituído o saber profissional dos professores? Quais são os referentes da autoridade e da autonomia que atravessam o agir docente? Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como dispositivos de coleta de dados as observações e a entrevista com três professores de uma escola pública. Os professores desejam a autoridade docente, mas acabam por experimentar a cedência à autoridade possível que se vive na escola. Conclui-se, então, que a dimensão política tem vindo a fragilizar-se nos discursos sobre autonomia e autoridade docente e, consequentemente, nas questões de desenvolvimento do saber profissional.

Palavras-chave: saber profissional docente, autoridade, autonomia.


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ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

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