Formação, pesquisa e extensão na inserção ao campo da Educação Infantil

Valdete Côco, Kallyne Kafuri Alves, Greziele Corrêa Ferreira

Resumo


Em articulação com as discussões sobre a formação inicial de professores para o campo da Educação Infantil (EI), focalizamos aprendizagens advindas de atividades de pesquisa, articuladas à extensão, decorrentes da parceria com um centro municipal de EI, estabelecida no bojo das ações de um grupo vinculado ao Programa de Educação Tutorial. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, pautados na ideia de encontros formativos, abordamos as vivências carreadas com os encontros entre profissionais atuantes na EI e graduandos em formação. Com abordagem qualitativa exploratória, analisamos dados provenientes de documentos elaborados no período de 2010 a 2013 pelo grupo. Os dados sinalizam a constituição de um processo formativo ampliado, mobilizado em articulação com a formação de professores no campo da EI, que se insere nas problematizações sobre as possibilidades relacionais entre a universidade e as instituições de EI, com implicações na constituição dos grupos envolvidos.

Palavras-chave: formação de professores, Educação Infantil, Programa de Educação Tutorial.


Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo