Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadora

Elisa Vieira, Julio Groppa Aquino

Resumo


A partir da constatação de uma intensificação, na atualidade, de iniciativas de cunhodito formativo em contextos não escolares, este artigo, apoiado em algumas formulaçõesde Michel Foucault, propõe-se a problematizar a educação urbana como um dos locus dagovernamentalidade contemporânea. Mais especificamente, empreendemos um trabalhoinvestigativo da literatura acadêmica sobre as relações entre cidade e educação e, em especial,de documentos concernentes ao projeto da cidade educadora. A análise permitiu-nos concluirque há, em curso, a produção de um modo intensivo de governo das populações baseadoem uma experiência pedagogizada da cidadania, esta consubstanciada na disseminação depráticas educativas não formais.

Palavras-chave: cidade educadora, governamentalidade, Michel Foucault.


Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo