Atuação e concepções in/exclusivas de professores regulares dos municípios de Alfenas e Araras

Claudia Gomes, Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Daniele Lozano

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar a preparação, a atuação e as concepções de professores do ensino regular acerca do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nos municípios de Alfenas (MG) e de Araras (SP). Para tanto, foram participantes do estudo 50 professores de escolas públicas de ambas as cidades. O corpus de dados foi constituído a partir da resposta a questionários com questões fechadas e abertas, que foram analisadas tanto de forma quantitativa como qualitativamente. Os resultados indicam que, de modo geral, os professores apontam não possuir formação, preparação ou auxilio profissional para atuar com esses alunos. No entanto, os resultados são mais alarmantes quando evidenciamos que uma parcela representativa da amostra indica que não considera ser de sua responsabilidade e competência desenvolver práticas educacionais com os alunos com NEE nas escolas regulares. Conclui-se que os clamados processos formativos, de oferecimento de recursos e parcerias, só poderão ser dimensionados quando avançarmos para uma nova definição profissional, que aloque os professores de ensino regular como protagonistas e responsáveis pela educação inclusiva de alunos com NEE nas escolas.

Palavras-chave: educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, professores regulares.


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