Rui Barbosa e a educação: as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica

Maria Cristina Gomes Machado, Cristiane Silva Melo, Najla Mehanna Mormul

Resumo


Este artigo discute as ideias educacionais de Rui Barbosa (1849-1923), com ênfase no debate realizado pelo autor sobre as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica no Parecer-Projeto Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública, publicado em 1883, escrito como uma análise do Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1878, de autoria do Ministro Carlos Leôncio de Carvalho. Nesta discussão, busca-se a compreensão da posição de Rui Barbosa com relação ao uso, nas escolas primárias da capital do Império, das Lições de Coisas como método a ser utilizado pelos professores, bem como ao ensino de cultura moral e cívica, visto como disciplina importante à formação das crianças para a vida em sociedade. Para o autor, o ensino da moral era importante no programa escolar, pois proporcionaria a formação humana e social dos indivíduos, e as Lições de Coisas deveriam ser o método a ser adotado no ensino de todas as disciplinas escolares.

Palavras-chave: história da educação, Rui Barbosa e a educação, método intuitivo e cultura moral e cívica.


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