Inovações didáticas e a concepção de natureza: a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional do professor

Pedro Wagner Gonçalves, Natalina Aparecida Laguna Sicca, Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

Resumo


O artigo tem por objetivo, a partir de pesquisa qualitativa e colaborativa, refletir sobre o desenvolvimento profissional de professores do Ensino Médio que participam de um grupo interdisciplinar de pesquisa voltado para a implementação de inovações curriculares referentes ao contexto ambiental. O grupo envolve professores de diferentes componentes curriculares (Física, Química, Biologia, Matemática, Geografia e História) e pesquisadores de universidades das áreas de Educação e Ensino de Geociências. Três grupos focais foram feitos com os participantes do grupo. Os dados evidenciaram mudanças na concepção de natureza dos professores e mudanças na prática docente ao ensinar temáticas voltadas para a compreensão da natureza. A investigação possibilitou concluir que a construção de inovações curriculares contribui para o professor tomar decisões sobre o que, o como e o porquê de ensinar tópicos que relacionam natureza e sociedade.

Palavras-chave: desenvolvimento profi ssional, pesquisa colaborativa, inovação didática, ensino de Geociências.


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