Mídias locativas e realidade mixada: a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir da cartografia com suporte das tecnologias digitais

Daniel de Queiroz Lopes, Carla Beatris Valentini

Resumo


O presente artigo problematiza o campo de tensões que tem surgido a partir da emergência de uma cultura digital em escolas públicas que participam de projetos de inclusão digital. Com base nos pressupostos teórico-epistemológicos das ecologias cognitivas e de acoplamento estrutural, discutimos a produção de sentidos sobre o digital-virtual como caminho necessário para a abertura de novos possíveis em relação ao uso das tecnologias digitais na educação. Foi realizada uma oficina exploratória com professores de uma rede estadual de ensino público, envolvendo a cartografia local com suporte das tecnologias digitais, as mídias locativas e a realidade mixada. A oficina objetivava provocar nos participantes uma experiência estética e informacional para a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir de uma dupla apropriação - tecnológica e simbólica – utilizando tecnologias como marcadores QRCode, mídias digitais, geolocalização e publicação em blog. Evidenciamos por parte dos professores o sentido de digital-virtual como tecnologia para ampliação da experiência física, do tempo e do protagonismo entre professores e alunos. Finalizamos discutindo o “fazer parte” de uma cultura digital a partir da exigência de uma reconfiguração das práticas pedagógicas e seus respectivos regimes cognitivos, regimes de autoridade, e da própria noção de sociabilidade em relação ao processo educacional.

Palavras-chave: mídias locativas, realidade mixada, cartografia, ecologia cognitiva, inclusão digital.



Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo