Lugar da História da Educação na formação do professor/pedagogo

Névio de Campos

Resumo


O presente artigo objetiva discutir o papel da História da Educação na formação do professor/pedagogo, enfatizando o lugar dessa área no campo de pesquisa da Educação, a sua identidade no corpo disciplinar do curso de Pedagogia e delineamentos de alguns elementos para o seu ensino nessa graduação. No plano metodológico, apoia-se na Historiografia e Historiografia da Educação, bem como no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia (PPCP) e nos Planos de Ensino (PE) das disciplinas de História da Educação e História da Educação Brasileira da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (UEPG). No plano teórico, dialoga com o conceito de campo de Bourdieu, o que permite indicar algumas características gerais do campo de pesquisa da História da Educação e do seu escopo disciplinar nos cursos de formação do professor/pedagogo no Brasil, bem como algumas tendências do ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG, sem esquecer o processo de constituição dessa área disciplinar e desse campo de pesquisa nos espaços acadêmicos da sociedade brasileira.

Palavras-chave: pedagogia, formação de professor, História da Educação.


Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo