Cidadania na escola: limites e possibilidades na prática educativa

Ises Eraci Simette

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar como a cidadania se materializa na escola considerando as características curriculares e metodológicas do ensino. Reflete sobre questões conceituais e formas de transposição da cidadania em ambiente escolar situando categorias e dificuldades nas operacionalizações discursivas e metodológicas como partes do processo de aprendizagem cidadã. A investigação abrange também o estudo da cidadania expressa na voz das crianças, frente às ações já desenvolvidas pela escola. Entre os resultados mais significativos dos professores está a dicotomia entre discurso e metodologia oriunda das contradições do sistema escolar. Quanto aos alunos, a falta de saberes sobre o espaço local opõe-se aos objetivos de articulação entre diferentes esferas de interação. além do silenciamento e da dificuldade de operar em grupo. Dos momentos de intervenção, podemse destacar melhoria na participação, maior conhecimento local e indícios importantes de autonomia, prerrogativas importantes à formação pessoal e social do cidadão.

Palavras-chave: cidadania, conhecimento, metodologia.

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ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

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