A contribuição de E. P. Thompson para a apreensão dos saberes produzidos do/no trabalho

Célia Regina Vendramini

Resumo


O artigo tem como ponto de partida a reflexão sobre o significado dos saberes do/no trabalho no contexto em que o trabalho e os processos de aprendizagem vêm se desenvolvendo na atualidade, procurando observar as contradições aí presentes. Busca sustentação nas idéias de Edward Thompson, que, pelos seus estudos históricos, fornece indicações e caminhos metodológicos fundamentais para apreender a realidade e suas contradições, em seus aspectos objetivos e subjetivos, na singularidade e na totalidade e na dialética de passado, presente e futuro. A categoria experiência desenvolvida por Thompson permite apreender o sentido dos saberes produzidos do e no trabalho e, especialmente, o contexto em que eles são elaborados, bem como suas possibilidades.

Palavras-chave: saberes do trabalho, experiência humana, E. P. Thompson.

Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo