Desenvolvimento de competências de autocontrolo no estudo acompanhado: uma intervenção na área curricular de Estudo Acompanhado numa turma do 9.º ano

José Antônio Fernandes, Maria Palmira Alves, Sara Maria Meireles

Resumo


O presente estudo centra-se numa intervenção ao nível do desenvolvimento de competências de autocontrolo, em alunos do 9.º ano, no âmbito do estudo autónomo, e elege como objectivos prioritários: avaliar o impacto da intervenção no autocontrolo e identificar as características das tarefas mais e menos valorizadas pelos alunos. A professora de Estudo Acompanhado administrou a intervenção na sua turma de 9.º ano, ao longo de 10 sessões de 90 minutos cada uma. A intervenção foi avaliada através de dois questionários, um administrado aos alunos e outro aos professores que, na turma, tinham a seu cargo as áreas curriculares disciplinares e de uma entrevista aos alunos. Em termos de resultados, destacam-se ganhos significativos dos alunos em todas as competências de autocontrolo treinadas, sendo preferidas as tarefas realizadas em grupo, os jogos, as que envolviam competição entre os grupos e as de carácter investigativo ou lúdico, em detrimento daquelas em que tinham de fazer muitos registros escritos e das que, no entender dos alunos, eram repetitivas e sem aplicação prática.

Palavras-chave: estudo acompanhado, competências de estudo, autocontrolo, intervenção.

Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo