Prática pedagógica no ensino médio: o processo de construção da inovação na palavra dos professores

Beatriz Maria Atrib Zanchet, Eduarda de Ávila Leal, Valéria Islabão, Sibele Fouchy Larroque

Resumo


Esse texto apresenta resultados de uma pesquisa das práticas pedagógicas desenvolvidas por 13 professores de ensino médio citadas pelos alunos como sendo “diferentes”. Tomamos as experiências relatadas pelos protagonistas como foco de análise no contexto das inovações, o que implicou adentrarmos num universo de esforços carregados de significados e expressões, colocando-nos em contato com o “chão da escola” e permitindo compreender como essas práticas transformam o padrão de relacionamento entre professores com seus alunos. Procuramos olhar para o cotidiano da escola e da sala de aula de cada um deles buscando apreender o movimento que dá vida e forma às suas ações e reconhecendo-os como sujeitos que edificam e dão sentido às relações estabelecidas no espaço onde atuam.

Palavras-chave: prática pedagógica, inovação, ensino médio.

Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo