As atas de reuniões enquanto fontes para a história da educação: pautando a discussão a partir de um estudo de caso

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Resumo


O texto percorre fragmentos da trajetória recente de uma rede municipal de ensino, através de elementos garimpados de atas/registros de reuniões. Tais atas, encaradas como fontes documentais, referem-se a reuniões entre uma Secretaria Municipal de Educação e a equipe diretiva das escolas desta Rede Pública Municipal de Ensino, entre os anos de 1989 e 2004. Foram utilizadas 228 atas redigidas no livro oficial da mantenedora, que, arroladas em temáticas recorrentes, deram origem a oito categorias à luz das quais foi analisado o material empírico. A partir das categorias, foi elaborado um esquema de interpretação das atas enquanto registro das decisões e dos processos de gestão da Secretaria Municipal de Educação, que são comunicadas à rede de ensino afeta a sua gestão tendo como porta-voz a equipe diretiva das escolas. Escrever, pois, a história recente desta educação na rede municipal de ensino através da recomposição, leitura e análise de atas foi significativamente um gesto de transformar em documento aqueles objetos que, restritos a sua finalidade precípua, nada são além de registros solenes de um encontro, mas que podem subsidiar ricamente a reconstrução de processos históricos no campo da educação.

Palavras-chave: história da educação, registro, ata, gestão, educação.

Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo