Exclusão escolar: a história continua no século XXI

Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar resultados preliminares da pesquisa em andamento “O lugar do professor na exclusão escolar”, que investiga a expressão do fenômeno da exclusão escolar na rede de ensino público municipal da cidade de Pelotas. Os resultados apresentados e discutidos foram obtidos a partir da conclusão da primeira etapa da pesquisa, quando foi realizado o mapeamento da realidade escolar da 1ª série do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Nesta investigação, utiliza-se o conceito exclusão escolar em sua dupla dimensão (Ferrari, 1999; Ferraro, 2004). De um lado, a exclusão da escola, que se refere tanto ao não acesso à escola quanto à evasão da escola. De outro lado, a exclusão na escola, que remete à exclusão operada dentro do processo escolar, por meio de mecanismos como reprovação e repetência.

Palavras-chave: exclusão, ensino fundamental, educação pública, séries iniciais.

Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo