A narrativa na formação de professoras e de pesquisadores da/na escola: diários de viagem

Carla Helena Fernandes, Guilherme do Val Toledo Prado

Resumo


Este artigo objetiva refletir sobre o papel da narrativa na formação de professoras e de pesquisadores, tendo-se como referência pesquisa realizada em uma escola pública cujo encaminhamento se dirigiu pela reflexão conjunta, no contexto da escola, sobre as práticas realizadas. Neste contexto, foram tomados como espaços de investigação um dos coletivos da escola, a narrativa desses encontros, as entrevistas realizadas com as professoras e textos das mesmas produzidos em diferentes gêneros. Narrar o vivido envolve rever concepções e práticas e o resgate de trajetórias pessoais e profissionais, o que se mostra fundamental para a formação profissional das professoras e dos pesquisadores. Nesse processo de formação em contexto, os encontros e diálogos entre estes profissionais têm propiciado reflexões que podem promover as transformações necessárias à construção de uma escola de qualidade e de outras formas de aproximação entre a escola e a universidade.

Palavras-chave: narrativas, formação profissional, pesquisa educacional.

Texto completo: PDF



ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
Projeto gráfico: Jully Rodrigues




Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo