Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Educação Unisinos dá continuidade à Revista Estudos Leopoldenses – Série Educação, fundada em 1997.

Educação Unisinos tem como objetivo divulgar e colaborar na qualificação da produção científica da área educacional, em nível nacional e internacional. Publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas, bem como ensaios teóricos, resenhas e entrevistas de pesquisadores do país e do exterior. Seu público-alvo são professores dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores do campo da Educação.

A Revista compromete-se com a difusão da produção científica das ciências humanas, com ênfase na área de Educação, em especial nas subáreas: História da Educação, Filosofia da Educação, Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação Educacional, Formação de Professores, Currículo, Práticas Pedagógicas, Educação em espaços não-escolares e Cultura Digital.

 

Políticas de Seção

Editorial

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Artigos

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Entrevistas

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Resenhas

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Dossiê: Metodologias Comparadas

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Dossiê: Formação de professores: políticas e práticas

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Dossiê: Passado, presente e futuro das tecnologias na Educação

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Dossiê: Políticas de Currículo e Docência: significados, impasses e desafios no contexto Iberoamericano

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Dossiê: Mulheres na História da Educação: formação e profissionalização

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Dossiê: Escola Nova Católica” em países europeus e no Brasil

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Resumos de dissertações e teses

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Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais

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Dossiê: Educação Infantil: em questão as crianças entre 0 e 3 anos e a creche

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Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista Educação Unisinos são previamente avaliados pela Comissão Editorial. Aqueles que não estiverem em consonância com os critérios editoriais da Revista serão arquivados e os demais serão apreciados de acordo com as normas do periódico. Os avaliadores não terão conhecimento do nome e da filiação institucional do autor e vice-versa.

ETAPAS DE AVALIAÇÃO:

Primeira etapa: avaliação preliminar pela Comissão Editorial. O artigo é avaliado pela Comissão Editorial, que verifica sua adequação aos critérios editoriais da Revista (ver condições para submissão). Artigos aprovados nessa fase seguem para a etapa seguinte.

Segunda etapa: avaliação às cegas por pares. O artigo é avaliado por dois especialistas da área temática (membros do Comitê Científico ou consultores ad hoc) que pertencem a diferentes instituições, estados e/ou países. Cada avaliador emite parecer, com base nas seguintes categorias: aceitar; correções obrigatórias; submeter novamente para avaliação; enviar para outra revista; rejeitar; ver comentários. Havendo divergência de opiniões, é solicitado um terceiro parecer.

Terceira etapa: avaliação-síntese dos pareceres. A Comissão Editorial realiza a síntese dos pareceres emitidos, enviando-os para o(s) autor(es). Artigos aprovados sem reformulações são encaminhados para a quinta etapa. Se o resultado da segunda etapa condicionar a aprovação a um processo de reformulações, a Comissão Editorial solicita ao(s) autor(es) as correções necessárias no prazo máximo de quinze dias.

Quarta etapa: avaliação final dos artigos reformulados. A Comissão Editorial verifica a adequação do trabalho às solicitações, pronunciando-se por sua aceitação ou rejeição.

Quinta etapa: O texto passa pela editoração, revisão final dos autores e então é encaminhado para publicação on line.


 

Periodicidade

Trimestral

 

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar ao público o conhecimento científico, gratuitamente, favorece sua democratização

 


ISSN 2177-6210 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219
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