Em que sentido o Tratado Teológico-Político de Espinosa salva a piedade?

Rafael Arcanjo Teixeira

Resumo


O seguinte artigo busca analisar em que medida o Tratado Teológico-Político de Espinosa oferece um programa de proteção e restauração da piedade. Para isso nós primeiramente analisaremos o contexto histórico no qual a obra de Espinosa se insere, depois faremos breves observações sobre o sentido da expressão “salva pietate” que se encontra no título da obra e, por último, mostraremos como o TTP vincula a defesa da liberdade de pensamento e expressão à salvação da piedade.


Palavras-chave


Espinosa, poder, liberdade, religião, piedade.

Referências


BIBLE HUB: SEARCH, READ, STUDY THE BIBLE IN MANE LANGUEGES. Disponível em Acesso em: 10 de mar. 2019.

BOVE, Laurent. Espinosa e a psicologia social: ensaios de ontologia política e antropogênese. Org. David Calderoni. Trad. Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - Nupsi-USP. São Paulo: Autêntica Editora, 2010.

CHAUI, Marilena. A Nervura do Real Imanência e Liberdade Em Espinosa - Tomo I: Imanência. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

––––– O retorno do teológico-político. Conferência proferida na abertura do XX Encontro de Filosofia: A Filosofia na Era da Globalização. Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 23 e 24 de fev. de 2006.

––––– 2007. Fundamentalismo Religioso: medo e violência. In: ITOKAZU, E. & CHAUI-BERLINCK, L. Sobre a Violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017; p. 209-45.

LATIN DICTIONARY AND GRAMMAR AID OF THE UNIVERSITY OF NOTRE DAME. Disponível em: Acesso em: 08 de dez. 2018.

ESPINOSA, B. Ética. Trad. do Grupo de


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1808-5253 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122