Sintomas de Hiperatividade e Déficit de Atenção em Uma Amostra de Crianças Escolares Brasileiras

Autores

  • Millena Cardoso dos Santos Diogo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Laila Pires Ferreira Akerman Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Juliane Callegaro Borsa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.06

Resumo

O objetivo do estudo é identificar sintomas de hiperatividade e déficit de atenção em uma amostra de crianças do Rio de janeiro e identificar diferenças dos níveis desses sintomas entre meninos e meninas, estudantes de escolas públicas e privadas e crianças de diferentes faixas etárias. Participaram 386 crianças em idade escolar entre sete e 13 anos (M= 9,46; DP= 1,34) de escolas públicas e privadas, sendo (n=214 meninas; n= 172 meninos). Os participantes responderam o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e os responsáveis ao Child Behavior Checklist (CBCL).  Os resultados indicaram correlações positivas para problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais, os meninos apresentaram níveis significativamente maiores nos problemas de atenção e problemas comportamentais, enquanto para problemas emocionais, não houve diferença entre os dois grupos. Ainda, não foram identificadas diferenças significativas nos sintomas de TDAH entre crianças de escolas públicas e privadas e crianças de faixas etárias distintas. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre TDAH e as demais variáveis envolvidas.

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Publicado

2021-03-15

Edição

Seção

Artigos