Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura

Karen Cristina Rech Braun, Fabiane Cristina Pereira Marcilio, Mikael Almeida Corrêa, Ana Cristina Garcia Dias

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) foi compreendido como um transtorno exclusivo da infância por muito tempo. Nos últimos anos, pesquisas evidenciaram que cerca de 70% dos casos diagnosticados na infância persistem ao longo da vida. Crianças com TDAH, quando não tratadas, podem continuar apresentando sintomas na adolescência, o que justifica a necessidade de identificar e avaliar as intervenções destinadas a adolescentes. Logo, este estudo objetiva caracterizar intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para adolescentes com TDAH. Foi realizada uma revisão sistemática em cinco bases de dados com a combinação das palavras-chave (“TDAH”, “ADHD”, “attention deficit hyperactivity disorder”), (“TCC” “CBT” “Cognitive Behavioral Therapy”) e (“adolescents”, “adolescent”, “teens”) no campo assunto. Dos 272 artigos encontrados, somente 7 atenderam os critérios de inclusão. A maioria das intervenções analisadas se referiam à psicoterapia individual, com um número de sessões que variou entre 10 a 20. Cinco estratégias terapêuticas foram identificadas como mais frequentes: psicoeducação; organização e planejamento do tempo e atividades; engajamento dos pais no tratamento; entrevista motivacional; e redução de estímulos distratores e da procrastinação. Os resultados evidenciaram a eficácia das intervenções da TCC para essa população. Não foi identificado nenhum estudo empírico que testasse intervenções baseadas na TCC destinadas a adolescentes com TDAH no Brasil, o que sugere a necessidade de adaptar ou criar protocolos de atendimento para esse público no país. Conclui-se que a literatura internacional proporciona aos psicólogos e psiquiatras informações importantes para adoção dos protocolos de tratamento baseados na TCC para adolescentes com TDAH, visto que detalha público-alvo, os objetivos do tratamento, os procedimentos, e os resultados da intervenção.

Palavras-chave: adolescentes; TDAH; terapia cognitivo-comportamental.

 


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