Terapia de Exposição com Realidade Virtual para Transtorno de Estresse Pós-Traumático para bancários: um estudo de caso com o banco virtual

Julia Candia Donat, Marcio Englert Barbosa, Gustavo Ramos Silva, Christian Haag Kristensen

Resumo


A Terapia de Exposição é um tratamento padrão-ouro para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), na qual os pacientes confrontam gradualmente as memórias traumáticas por meio de imagens mentais. A Terapia de Exposição por Realidade Virtual é uma alternativa para aqueles que têm dificuldades na formação das imagens mentais. Embora a maioria dos cenários de Realidade Virtual seja de guerra ou acidentes, no Brasil, a maior parte dos eventos traumáticos está relacionado com a violência urbana. Objetivo: Avaliar a qualidade do cenário do Banco Virtual por meio de um estudo de caso piloto com uma bancária com TEPT, através de um protocolo de terapia cognitivo comportamental. Método: Uma bancária diagnosticada com TEPT pela Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID) foi atendida em um protocolo de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) incluindo a Terapia de Exposição por Realidade Virtual. Os sintomas foram investigados por meio dos Inventários Beck de Ansiedade e Depressão, o Inventário de Cognições Pós-traumáticas e o Instrumento para Rastreio de Sintomas Pós-traumáticos. O protocolo foi composto por 16 sessões divididas em três blocos: (i) psicoeducação; (ii) exposição; e (iii) reestruturação cognitiva e prevenção à recaída. Foram conduzidas reavaliações ao final de cada bloco. A sensação de presença foi medida por meio do Questionário de Presença (QP). Resultados: A paciente apresentou redução de no mínimo 60% em todos os instrumentos e não fechava critério para TEPT ao final do tratamento. A maior redução nos sintomas de TEPT ocorreu após a exposição (-44,8%). A média do QP foi de 5,24. Conclusões: O protocolo foi efetivo na redução de todas as medidas nesse estudo de caso. A qualidade do Banco Virtual foi satisfatória. Os resultados são promissores e semelhantes aos de outros estudos de caso inovadores que usaram ERV para o TEPT.

Palavras-chave: Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Terapia Cognitivo Comportamental, Realidade Virtual, Terapia de Exposição.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 1983-3482 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [Atualizado em 26/09/2016].

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022-000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122
Projeto gráfico: Jully Rodrigues