Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Contextos Clínicos é uma publicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Com periodicidade quadrimestral, publica artigos sobre investigações empíricas e revisões sistemáticas e integrativas da literatura que abordem a Psicologia Clínica em diferentes contextos. A principal missão da revista é a divulgação de produção qualificada sobre a prática clínica na área da Psicologia.


Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.


A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará cinco diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar

Importante:

A Contextos Clínicos não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores. O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais a Universidade do Vale do Rio dos Sinos.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Instruções para Pareceristas

Os revisores desempenham papel crítico ao informar aos editores sobre a qualidade da submissão de um artigo científico. A Contextos Clínicos confia e é verdadeiramente grata pela generosa doação de tempo dos revisores para garantir que a revista publique estudos de alta relevância para o avanço da ciência psicológica no contexto clínico.

Antes de registrar seu parecer, recomendamos a todos a leitura das Instruções para Pareceristas disponível clicando AQUI.